Schumacher vence na Itália

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado domingo, 14 de setembro de 2003 as 13:15, por: cdb

O alemão Michael Schumacher, da Ferrari, venceu o Grande Prêmio da Itália neste domingo, no circuito de Monza, chegou aos 82 pontos e abriu três de vantagem no campeonato em relação ao segundo colocado, o colombiano Juan Pablo Montoya, que ficou atrás do alemão na prova e está com 79. A briga pelo título continua acirrada e terá novos capítulos nos Estados Unidos, local da penúltima corrida do ano.

Kimi Raikkonen, da McLaren, ficou em quarto, atrás de Rubinho, e ainda está na briga, com 75 pontos.
O brasileiro da Ferrari chegou aos 55 pontos e empatou com Fernando Alonso no campeonato, mas é o quinto no Mundial porque foi terceiro colocado em três ocasiões, mais do que o espanhol. Já Cristiano da Matta abandonou no começo.


A corrida

A largada foi marcada por um duelo entre Schummy e Montoya pela primeira posição. O alemão conseguiu se manter na frente após tocar o carro com o rival. Rubinho chegou a perder a terceira posição, recuperada poucas voltas depois.

Cristiano da Matta deu adeus à prova logo no começo, quando seu pneu estourou. O brasileiro rodou e saiu da pista com o seu Toyota.

A primeira rodada de pit stops das equipes grandes manteve inalteradas as principais posições. O colombiano da Williams chegou a assumir a ponta, recuperada por Schumacher na volta dos boxes.

Na segunda parada, a história foi bem parecida. Porém, dessa vez, Schummy voltou atrás do espanhol Marc Gené, que substituiu Ralf na Williams, e perdeu um pouco de tempo, já que o piloto de testes cumpriu ordem da equipe e tentou segurar o alemão antes de ir para o seu pit stop.

O duelo mais interessante da corrida foi entre Schummy e Montoya, os primeiros na prova e no campeonato. O colombiano, porém, se deu mal quando tentou encostar no rival no final, já que perdeu mais de um segundo atrás do retardatário Frentzen, da Sauber. Depois disso, o sul-americano preferiu se manter na segunda posição, já que ainda tem excelentes chances nas duas últimas corridas do ano.

Confira o resultado final da prova:

1º – Michael Schumacher (ALE) Ferrari/B – 53 voltas
2º – Juan Pablo Montoya (COL) Williams-BMW/M – a 5s2
3º – Rubens Barrichello (BRA) Ferrari/B – a 11s8
4º – Kimi Raikkonen (FIN) McLaren-Mercedes/M – a 12s8
5º – Marc Gené (ESP) Williams-BMW/M – a 27s8
6º – Jacques Villeneuve (CAN) BAR-Honda/B – a uma volta
7º – Mark Webber (AUS) Jaguar-Coswrth/M – a uma volta
8º – Fernando Alonso (ESP) Renault/M – a uma volta
9º – Nick Heidfeld (ALE) Sauber-Petronas/B – a uma volta
10º – Giancarlo Fisichella (ITA) Jordan-Ford/B – a uma volta
11º – Zsolt Baumgartner (HUN) Jordan-Ford/B – a duas voltas
12º – Nicolas Kiesa (DIN) Minardi-Cosworth/B – a duas voltas