Saúde já realizou mais de 400 consultas especializadas nos finais de semana para reduzir filas no SUS/JF

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado sexta-feira, 9 de março de 2012 as 13:29, por: cdb

JUIZ DE FORA – 9/3/2012 – 16:20

Saúde já realizou mais de 400 consultas especializadas nos finais de semana para reduzir filas no SUS/JF

A realização de consultas especializadas nos finais de semana, a fim de reduzir a fila de espera para atendimento no município, teve início no dia 4 de fevereiro. Até agora, já foram realizados quatro mutirões: três para Oftalmologia, nos dias 4, 11 e 12 de fevereiro, e um para Ortopedia, no dia 11 de fevereiro, que totalizaram 450 consultas. Nestes sábado e domingo, 10 e 11, respectivamente, acontece mais uma série de atendimentos, para a especialidade Oftalmologia. Houve 220 agendamentos prévios. Segundo levantamento realizado pela Secretaria de Saúde, 1.731 consultas especializadas já foram marcadas. Esse número exclui os mutirões já realizados.

A realização de atendimentos especializados aos sábados e domingos e também durante a semana tem como objetivo eliminar 80,88% do total de consultas reprimidas na Atenção Secundária de Juiz de Fora, que atualmente é de 34.350. Para isso, a secretária de Saúde assinou um Termo de Compromisso com o Hospital Terezinha de Jesus (HTJ), a Fundação HU e a Santa Casa, para a realização de 27.783 atendimentos num prazo de quatro meses.

De acordo com a secretária de Saúde, Maria Helena Leal Castro, 22.446 consultas, que representam 65,34% da demanda total, serão realizadas nos fins de semana, seguindo programação da Secretaria de Saúde e dos parceiros. Haverá, ainda, processo de solução interna, através do Departamento de Saúde da Mulher (DSM) e com a contratualizada Agência de Cooperação Intermunicipal em Saúde Pé da Serra (Acispes), em que serão realizadas 343 consultas ginecológicas infanto-puberal e 4.994 consultas oftalmológicas. Neste final de semana, os atendimentos oftalmológicos acontecerão na Acispes. Também serão promovidas consultas nas áreas de Endocrinologia, Cardiologia, Urologia, Reumatologia, Angiologia, Ginecologia Geral, Nefrologia Adulto, Dermatologia Adulto, Nutrição, Gastroenterologia e Cirurgia Plástica.

“É muito importante a contribuição dos usuários nesse processo, principalmente em relação ao comparecimento e confirmação à consulta agendada. Nos mutirões realizados em fevereiro, 21% dos usuários que agendaram consultas para Oftalmologia e outros 30% para Ortopedia não compareceram”, ressaltou a secretária.

Agendamento

Para o agendamento das consultas, profissionais da Central de Marcação de Consultas (CMC) da Secretaria de Saúde estão fazendo contato, por telefone, com os usuários já cadastrados e confirmando a data e local da consulta. “É verificado o interesse na remarcação da consulta e, em seguida, a guia do usuário retorna para a Unidade de Atenção Primária à Saúde (Uaps) de sua referência, a fim de que o mesmo busque o documento na própria unidade. A proposta é facilitar todo o processo para o usuário”, completou Maria Helena Leal. Ela acrescentou, ainda, que a Secretaria de Saúde está se comprometendo não apenas em fazer a consulta, mas possibilitar o retorno do usuário e, quando necessário, remarcar atendimentos.

*Informações com a Assessoria de Comunicação da Secretaria de Saúde pelos telefones 3690-7123 / 7389.
SECRETARIA DE SAÚDE