Saúde e Cidadania são temas de encontro com padres

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado terça-feira, 28 de fevereiro de 2012 as 11:21, por: cdb

A Prefeitura de Sumaré, por meio da Superintendência Administrativa de Cidadania, da Secretaria de Governo e Participação Cidadã, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, reuniu-se, hoje (28 de fevereiro), na Casa da Cidadania, região central, com padres de igrejas católicas de quatro regiões sumareenses para tratar do tema saúde, que é enfatizado na Campanha da Fraternidade de 2012. À exemplo do que tem ocorrido desde o ano passado com outros segmentos religiosos, como foi o caso dos evangélicos, os encontros reforçam questões importantes como o exercício da cidadania na busca de direitos básicos, conhecendo-os, participando e ajudando preservar os espaços públicos, que são de toda a comunidade. “Não fazemos distinções religiosa ou partidária,  a Casa da Cidadania atende a comunidade em busca de soluções que possam garantir as políticas públicas necessárias a todos”, destacou Fátima Augusti, superintendente administrativa de Cidadania. Amanhã, dia 29, a partir das 10 horas, a Casa da Cidadania faz reunião com representantes de todas Secretarias Municipais com vistas a ações de combate à dengue.

No encontro de hoje (28), participaram representantes das sete Coordenadorias Municipais de Políticas Públicas, o secretário de Saúde José Eduardo Bourrol, e os padres Jonas Barbosa da Silva (comunidade Santa Clara de Assis), Manoel Messias Martins (paróquia de Santana), Dalmirio Dalmo do Amaral (São Miguel Arcanjo) e Carlos Donizete da Silva (Santa Terezinha). O prefeito José Antonio Bacchim foi representado no encontro pelo assessor de Gabinete Ulisses Nunes Gomes. O fato de as igrejas católicas, assim como outras comunidades religiosas, serem pontos naturais de mobilização da comunidade nas diversas regiões do município as tornam importantes elos de comunicação sobre saúde e outros assuntos importantes e de interesse de toda a população. Este ano, ano a Campanha da Fraternidade traz o tema: “Que a Saúde se difunda sobre a Terra” (Eclo 38,8.)

Na manhã do último dia 26, por exemplo, na Paróquia Santa Clara, Rua Geraldo Denadai, 419, Jardim Amélia, região do Maria Antonia, houve mutirão de saúde, com pelo menos mil participantes, fruto de parceria entre a igreja, organizada pelo padre Jonas Barbosa em parceria com a Prefeitura de Sumaré e com o Hospital e Maternidade Celso Pierro (Puccamp). O evento uniu missa, atividades físicas moderadas e procedimentos preventivos de saúde, com  palestras exames feitos por profissionais da área.