Saúde divulga balanço de casos de dengue no trimestre

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quinta-feira, 19 de abril de 2012 as 09:06, por: cdb

Saúde divulga balanço de casos de dengue no trimestre

19/04/2012 – 12:02

  

 Diego Geraldo

 

Campinas registrou no primeiro trimestre de 2012, 187 casos de dengue (autóctones e importados). Foram 48 casos em janeiro, 52 em fevereiro e 87 em março. Tradicionalmente, por causa de questões ambientais e do clico de reprodução do mosquito, os meses de março, abril e maio registram o maior número de casos da doença.

 

O número do trimestre é 81,5% menor que o mesmo período do ano passado, quando a cidade registrou 1.014 casos. Apesar do resultado, o coordenador do Programa Municipal de Controle da Dengue, André Ricardo Ribas Freitas, faz o alerta de que a variação pode ocorrer independentemente de melhorias nos parâmetros de controle do vetor.

 

“A variação de um ano para o outro é normal e por isso não podemos descuidar com as ações executadas, temos que manter todas as atividades de controle”, comenta.

 

As ações desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Saúde, como a Campanha de Combate à Dengue, lançada em fevereiro passado pelo prefeito Pedro Serafim, seguem a linha do programa do Ministério da Saúde.

 

O objetivo da campanha é mobilizar toda comunidade e alertar a população a adotar comportamentos cotidianos, como limpar os quintais, colocar areia nos vasos de plantas, fechar o lixo com saco plástico, entre outras iniciativas que buscam reduzir os criadouros do mosquito Aedes aegypti.

 

A estratégia enfatiza também a importância do reconhecimento dos sinais e sintomas da doença pela população e a necessidade de acompanhamento por um profissional de saúde dos casos suspeitos. Com formato educacional e informativo, é dirigida aos professores, agentes de saúde, gestores municipais, educadores, profissionais de saúde, crianças e a população em geral.