Saúde carioca promove campanha de doação de sangue no Caju

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado terça-feira, 23 de outubro de 2012 as 14:03, por: cdb
Para a ação, feita em parceria com o Hemorio, será disponibilizada uma unidade móvel com equipe especializada

Na quarta-feira, das 8h às 14h, a Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil realiza Campanha de Doação de Sangue no Centro Municipal de Saúde (CMS) Fernando Antônio Braga Lopes, no Caju, na Rua Carlos Seidl 785, Caju, na Zona Norte da cidade.

Para a ação, feita em parceria com o Hemorio, será disponibilizada uma unidade móvel (ônibus) com equipe especializada formada por médico, enfermeiro e técnico de enfermagem para fazer a coleta dos doadores.

Para doar sangue é preciso ter entre 18 e 65 anos, pesar mais de 50 quilos e estar em boas condições de saúde. É necessário não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 24 horas, e não fazer parte do grupo de risco de doenças sexualmente transmissíveis e usuários de drogas.

Doar sangue é simples, seguro e não demora mais do que meia hora. O volume coletado (cerca de 450 ml) não traz risco para o doador. Além disso, o material utilizado é descartável e oferece total segurança. As mulheres podem realizar três doações por ano, com intervalos de, pelo menos, três meses, e os homens, quatro doações com intervalo de, pelo menos, dois meses.