O Programa de Saúde Bucal da Secretaria de Saúde de Vila Velha (Semsa) recebeu a premiação do Brasil Sorridente, promovida pelo Conselho Federal de Odontologia, em parceria com o Ministério da Saúde, Conselhos Regionais de Odontologia e empresas de equipamentos odontológicos. O município ficou em sexto lugar entre 39 cidades que concorreram à premiação na categoria municípios com mais de 300 mil habitantes. O prêmio será entregue no dia 14 de abril no Rio de Janeiro.
Para a coordenadora da Saúde Bucal de Vila Velha, Margareth Pandolfi, a premiação tem um gosto de primeiro lugar. “Concorremos com quase quarenta municípios e alguns deles são muito bem organizados. Considerando isso, então nos saímos muito bem”, explicou Margareth Pandolfi.
Qualidade
Segundo a coordenadora, os critérios para alcançar a premiação são muitos: número de procedimentos coletivos realizados; como escovação supervisionada, aplicação de flúor e orientação de saúde bucal. Além de produção do Centro de Especialidade Odontológica (CEO), número de profissionais em relação à população, política de educação permanente, planos de cargos e salários, salário pago à equipe, relação equipe saúde bucal na Estratégia Saúde da Família, entre outros.
Também contou para a premiação a existência do Conselho Municipal de Saúde e a existência do Fundo Municipal de Saúde.
O prêmio Brasil Sorridente é concedido anualmente aos municípios que mais se destacaram no investimento público em saúde bucal. A premiação divide os candidatos de todo o Estado em três categorias: municípios com até 50 mil habitantes, municípios que possuem entre 50 mil e 300 mil habitantes e municípios com população acima de 300 mil habitantes.
Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação Semsa
Jussara Baptista
27 3388-4170 / 9747-4037