Saúde & Ação vai ao bairro do Caputera

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado terça-feira, 13 de março de 2012 as 05:43, por: cdb

Moradores da região participam de programa que oferece diversos serviços de saúde

No último sábado (10/3) a equipe da Secretaria da Saúde realizou o programa “Saúde & Ação” no Caputera, bairro situado na divisa entre os municípios de Cotia e Embu das Artes. O projeto leva ações de saúde e cidadania para os moradores da região com objetivo de orientar sobre a prevenção de doenças.

Realizado na Escola Municipal do Caputera, o “Saúde & Ação” ofereceu à população serviços de cadastramento para obtenção de Cartão SUS, avaliação odontológica, aferição de pressão arterial, teste da dosagem de glicemia do sangue e castração de animais.

A moradora Franciele dos Santos de Sá comentou a necessidade desses serviços na comunidade. “Acho muito importante. Precisa muito desses serviços no bairro, ainda mais aqui, que é um local carente. No Saúde & Ação castrei meus 2 cães, a Suzy e o Sam. Também chequei minha pressão arterial e fiz o cadastro para ter o Cartão SUS.”

Entre os atendimentos, aproximadamente 100 pessoas utilizaram os serviços para
checar pressão arterial e glicemia do sangue, 36 passaram por avaliação odontológica e 21 solicitaram o Cartão SUS. Os 75 animais que foram castrados tiveram seus donos previamente orientados sobre pré e pós- operatório. Além disso, os cães e gatos também foram microchipados, permitindo a identificação do proprietário caso o animal desapareça.

O Secretário da Saúde celebrou a participação dos moradores na ação. “A presença da população é muito importante! Fico feliz em saber do retorno positivo. Nós vamos dar continuidade para o Saúde & Ação, pois esses serviços são essenciais, além de incentivar e orientar a prevenção das doenças”, conta Moisés Cabrera.

A equipe da Secretaria da Saúde também distribuiu kits com escova, creme e fio dental e também panfletos com orientação sobre hanseníase, HIV, AIDS, DST, Lepstopirose e a contaminação das águas de enchente.

“Trouxe duas cachorrinhas para castrar, a Nita e a Gisele. Nós precisamos muito disso aqui no Caputera, pois temos muitos cães na rua e esse serviço evita o abandono”, conta a moradora Maria Aparecida Gomes.

O programa Saúde & Ação já esteve no Bairro Evaristo (Caucaia do Alto), no KM 21 (bairros Santa Ângela, Santa Maria e Santa Isabel), Capelinha (Caucaia do Alto) e Caputera.