SAS promove capacitação para técnicos do Creas Infância e Juventude

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quinta-feira, 19 de abril de 2012 as 14:44, por: cdb

JUIZ DE FORA – 19/4/2012 – 17:38

SAS promove capacitação para técnicos do Creas Infância e Juventude

A Secretaria de Assistência Social (SAS) promoveu na tarde desta quinta-feira, 19, uma capacitação para os técnicos do Centro de Referência Especializada da Assistência Social (Creas) Infância e Juventude sobre o trabalho dos Conselhos Tutelares. A atividade, coordenada pela chefe do Departamento de Medidas Sociojurídicas, Sheyla Conrado, aconteceu na sede do Creas e contou com a presença da chefe do Departamento de Proteção Especial, Maria das Dores Barbosa.

Na capacitação, foi apresentado todo o conteúdo do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), que garante a existência dos Conselhos Tutelares no município como forma de defesa dos direitos dos cidadãos menores de 18 anos. Entre as atribuições dos conselheiros tutelares estão atender crianças e adolescentes que tiveram seus direitos ameaçados por ação ou omissão da sociedade ou do Estado; e aconselhar os pais e responsáveis, podendo aplicar medidas, como encaminhamento a cursos ou programas de orientação e promoção à família e tratamento especializado.

Segundo Sheyla Conrado, o encontro foi uma importante ferramenta para fortalecer os laços entre as diversas instâncias que atuam em prol do bem-estar das crianças e dos adolescentes. “Conhecendo o trabalho e todos os procedimentos tomados pelos Conselhos Tutelares, o Creas Infância e Juventude torna-se um órgão mais apto para a interação com a rede de assistência, otimizando o serviço oferecido à população de Juiz de Fora”, destaca.

A unidade

O Creas Infância e Juventude é responsável pelo atendimento a crianças e adolescentes vítimas de todo o tipo de violência, como exploração e abuso, trabalho infantil e adolescentes autores de ato infracional em medida de proteção (Liberdade Assistida e Prestação de Serviços à Comunidade). A unidade fica localizada na Rua Espírito Santo 444, Centro. O telefone para contato é o 3690-7971. Além disso, o serviço também dispõe de um disque-denúncia: 0800-283-7991.

*Informações com a Assessoria de Comunicação da Secretaria de Assistência Social, pelo telefone 3690-8314.
SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL