Sars: Fora de controle nas áreas rurais da China

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quinta-feira, 8 de maio de 2003 as 02:15, por: cdb

O primeiro-ministro chinês, Wen Jiabao, reconheceu, nesta quarta-feira, que o sistema de saúde na área rural da China é totalmente incapaz de cuidar da explosão de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (Sars, na sigla em inglês).

Depois de uma análise franca do sistema de saúde do país na área rural, ele disse que as instalações são fracas, a capacidade técnica é inadequada e sistemas de vigilância de epidemia são ruins.

Rupert Wingfield-Hayes, correspondente da BBC em Pequim diz que agora pode ser tarde para revelar isso. Ele afirma que já há sinais preocupantes de que a epidemia de Sars que atinge a capital do país começou a se espalhar pelas províncias vizinhas.

O correspondente comenta que isso que Wen está finalmente dizendo em público muitos especialistas da área de saúde já diziam em sigilo há semanas.

Rupert diz ainda que a doença atinge muitas partes rurais da China e o sistema de saúde simplesmente entrou em colapso e há sinais crescentes de que a batalha para evitar que a Sars se espalhe já foi perdida.