Um raro sarcófago egípcio com uma múmia foi leiloado por um preço recorde, informou a casa de leilões Christie’s nesta quarta-feira.
A múmia de 3 mil anos em seu decorado sarcófago, provavelmente pertencente à 21ª dinastia, foi vendida a um comprador anônimo por 883.750 libras (1,43 milhão de dólares), cerca de 20 vezes o preço pré-estimado.
– Múmias e seus sarcófagos nunca foram leiloados juntos. Além do mais, esta tem uma maravilhosa procedência e está muito bem conservada – afirmou a egiptóloga Christine Insley Green.
Green afirmou que o preço mais alto pago até então a uma múmia em seu sarcófago, e do qual ela tinha conhecimento, era de 150 mil dólares.
– É um típico Theban, com muitos detalhes e cor. Há figuras que lembram histórias em quadrinho e tem toda uma narrativa -, ela contou.
– A 21ª dinastia é o grande destaque da arte egípcia. Você não vai encontrar uma múmia e um sarcófago nesta condição fora de um museu.
O conjunto foi tirado do Egito no século 19 e permaneceu de posse de uma família alemã até ser vendido a um comprador não-identificado em outubro de 2000.