São Paulo x Palmeiras: jogo de sobrevivência

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado terça-feira, 1 de outubro de 2002 as 23:43, por: cdb

Além da rivalidade histórica, Palmeiras e São Paulo lutarão nesta quarta-feira, no Pacaembu, às 20h30, pela sobrevivência no Campeonato Brasileiro.

Uma derrota poderá ser crucial às equipes. Tricolores, atualmente na décima colocação, podem se distanciar definitivamente do grupo de elite do torneio (as oito equipes que disputarão o título). Já os alviverdes, na lanterna isolada do nacional, estariam ainda mais próximos do nacional da Série B, em 2003.

Por isso, os três pontos são fundamentais para os rivais. “Não podemos pensar mais em perder pontos. O clássico contra o Palmeiras precisa marcar a nossa arrancada rumo à classificação”, afirmou o atacante são-paulino Reinaldo.

“Cada jogo representa uma decisão para nós. Diante do São Paulo não será diferente. Precisamos somar os três pontos para continuar a recuperação dentro do Brasileiro”, comentou o zagueiro palmeirense César.

Apesar de estarem em posições completamente diferentes na tabela, Palmeiras (lanterna, com apenas 11 pontos) e São Paulo (décimo colocado, com 21 pontos) entram no clássico vivendo momentos invertidos.

O Tricolor Paulista não vence há quatro rodadas e só somou cinco dos últimos 21 pontos que disputou na competição. Já o Verdão vem de vitória sobre o Paysandu – acabando com um jejum de nove partidas – e um ótimo empate diante do Santos, na Vila Belmiro.

Os jogadores do São Paulo, inclusive, já admitem a possibilidade da crise e até o técnico Oswaldo de Oliveira está ameaçado no cargo. “Precisamos acordar para a vida. Está na hora de cada um aqui pensar o que quer. Caso contrário, em um mês vamos estar fora do campeonato”, alertou Reinaldo.

No Palmeiras, a ordem é manter o ritmo das últimas duas partidas. “As coisas estão mudando para nós. A bola começou a entrar e o clima mudou”, comentou o técnico Levir Culpi. “Teremos outro jogo difícil, mas temos condições de vencer”, acrescentou.

Equipes
O técnico Levir Culpi terá três desfalques para o clássico desta quarta-feira. Suspensos, os zagueiros Alexandre e Leonardo e o volante Flávio não enfrentam o São Paulo. Thiago Matias e Marco Aurélio entram na defesa ao lado de César. Em relação aos reforços, o Verdão terá o retorno do lateral-esquerdo Rubens Cardoso.

Já no São Paulo, Oswaldo de Oliveira não contará com o volante Maldonado e com o lateral-esquerdo Gustavo Nery, ambos machucados. Júlio Santos segue na equipe. Por outro lado, Luís Fabiano, que cumpriu suspensão automática, retorna contra o Palmeiras.

PALMEIRAS x SÃO PAULO

Data: 2/10/2002 (quarta-feira)
Horário: 20h30
Local: Estádio do Pacaembu, em São Paulo
Árbitro: Romildo Correia (SP)
Transmissão: PPV

Palmeiras
Marcos; Thiago Matias, César e Marco Aurélio; Arce, Paulo Assunção, Leonardo Moura, Zinho e Rubens Cardoso; Dodô e Muñoz (Nenê)
Técnico: Levir Culpi

São Paulo
Rogério Ceni; Gabriel, Jean, Ameli e Jorginho Paulista; Fábio Simplício, Júlio Santos, Kaká e Ricardinho; Luís Fabiano e Reinaldo
Técnico: Oswaldo de Oliveira