São José terá curso de Engenharia Ambiental na Unesp

Arquivado em:
Publicado Terça, 13 de Março de 2012 às 11:31, por: CdB

O Prefeito de São José dos Campos participou nesta terça-feira (13) da solenidade realizada no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo, para assinatura do projeto de lei que autoriza o repasse de recursos do governo paulista para a implantação na cidade do curso de Engenharia Ambiental, da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp). O projeto foi assinado pelo governador Geraldo Alckimin.

A Prefeitura já está em entendimentos com a Unesp visando trazer para a cidade outros cursos de nível superior a serem implantados no campus que a universidade construirá no Parque Tecnológico, na zona leste, numa área de aproximadamente 100 mil metros quadrados em processo de doação pelo Município.

Além de ampliar as oportunidades de formação superior, o novo campus vai fazer parte do Parque das Universidades, um grande polo de ensino universitário em implantação no Parque Tecnológico, onde já estão a Fatec e a Unifesp. Esse polo de formação superior beneficiará toda a cidade, em especial a população da zona leste.

O curso de Engenharia Ambiental terá 40 vagas por ano e sua implantação começa a partir deste ano, até 2014. Ao final dos próximos cinco anos, a Unesp deverá ter mais 2.200 novos alunos em suas atividades de ensino, pesquisa e extensão. A priorização das engenharias levou em conta estudo publicado em 2010 pelo Instituto de Estudos para o Desenvolvimento Industrial (IEDI), que destacou o aumento da demanda de engenheiros no mercado e a redução de número de profissionais formados a cada ano.

A Unesp desenvolve atualmente um programa de expansão que leva em consideração necessidades nacionais, estaduais e locais. A instituição leva em conta quatro eixos de atuação, como os aspectos regionais, vocação da unidade universitária, aspectos acadêmicos e administrativos.

O Conselho Universitário, órgão máximo da instituição, aprovou o plano de expansão em reunião realizada no dia 8 de março. O projeto pedagógico, o nome definitivo e os custos de cada um ainda serão discutidos nas diversas instâncias pedagógicas e administrativas da universidade.

Leia mais notícias: Secretaria de Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia

Tags:
Edição digital

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo