São Gonçalo inaugura pier reivindicado pela comunidade pesqueira

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quinta-feira, 27 de dezembro de 2012 as 11:41, por: cdb
O bairro de Gradim, em São Gonçalo - Região Metropolitana do Rio, ganhou um pier, antiga reivindicação da comunidade pesqueira
O bairro de Gradim, em São Gonçalo – Região Metropolitana do Rio, ganhou um pier, antiga reivindicação da comunidade pesqueira

O bairro de Gradim, em São Gonçalo,  Região Metropolitana do Rio,  ganhou nesta quinta-feira um pier, antiga reivindicação da comunidade pesqueira do bairro. O pier foi todo reconstruído e ganhou o nome de Cícero Gueiros, homenagem ao falecido líder dos pescadores do local. A obra foi orçada em aproximadamente R$ 2, 5 milhões.

O vice-governador do Estado do Rio, Luiz Fernando Pezão, acompanhado do secretário de Desenvolvimento Regional, Felipe Peixoto, participou da solenidade de inauguração do espaço.

– Esta iniciativa mostra o compromisso que a gente tem que ter com esta atividade. Este setor é muito importante e continuaremos dando apoio – explicou, Pezão.

Na ocasião, também foi realizada a entrega de uma câmara frigorífica para Associação de Pescadores Livres do Gradim e Adjacências (Apelga). O aparelho é uma concessão do Governo do Estado para armazenamento da produção pesqueira diária, conferindo maior durabilidade e redução do desperdício do pescado.

Felipe Peixoto comentou que o Gradim é o principal ponto de desembarque pesqueiro e artesanal do Rio de Janeiro e por isso a sua importância.

– São 800 pescadores que utilizam este píer diariamente para desembarcar o pescado que é produzido no Rio. Hoje, esta parceria do Governo do Estado nos permite oferecer a estes trabalhadores mais qualidade e condições de trabalho – falou.