SANTOS AFIRMA QUE DISCURSO DAS FARC ESTÁ ENFRAQUECENDO

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado sexta-feira, 19 de outubro de 2012 as 10:56, por: cdb

BOGOTÁ, 19 OUT (ANSA) – O presidente colombiano, Juan Manuel Santos, afirmou hoje que as críticas feitas pelas Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) sobre a Lei de Vítimas e Restituição de Terras estão deixando de ser uma das “bandeiras” frequentemente abordadas nos discursos do grupo guerrilheiro.
   
“Quando esses senhores das Farc dizem que esta lei é mentirosa, é porque estamos tirando a principal bandeira propagandística deles”, afirmou o mandatário.
   
Nesta quinta-feira, durante o início das negociações de paz em Oslo, as Farc destacaram que a lei de restituição de terras do governo de Santos é “enganosa”, pois permitiria o arremate de terras por multinacionais, em vez de camponeses.
   
A lei prevê que as terras de trabalhadores rurais tomadas em ações de grupos guerrilheiros, paramilitares, narcotraficantes e políticos corruptos retornem a seus proprietários.
   
Santos afirmou também que 40% das reinvidicações garantem ser vítimas de expropriações por conta das Farc, segundo dados do Ministério da Agricultura, órgão encarregado do processo de restituição. (ANSA)