Santos: a melhor para se investir

Arquivado em:
Publicado Quinta, 08 de Março de 2012 às 15:41, por: CdB

Santos está entre as melhores cidades do país para se investir e apresenta forte capacidade para honrar seus compromissos fiscais e financeiros. Este o resultado da avaliação feita pela Austin Rating, conceituada empresa com atuação na área econômica. Apresentado nesta quinta-feira (8), no salão nobre da prefeitura, o relatório mostra que a cidade confirmou, pelo segundo ano consecutivo, o rating AA, e melhorou a perspectiva de estável para positiva, comparado com a avaliação de 2010.

Rating é uma classificação de risco e o conceito máximo na escala da Austin é AAA. Santos apresentou a melhor avaliação entre as 12 cidades e estados analisados pela empresa. A pesquisa aponta ainda que, com a chegada de novas empresas, o município desponta como um dos polos econômicos do Estado, atraindo novos investimentos.

O resultado favorável baseia-se em fatores econômicos, sociais e indicadores fiscais, como baixo nível de endividamento, recorrentes superávits e participação na composição da economia do Estado, ocupando a 7ª posição no ranking estadual e a 18ª nacional.

Outros fatores contam para a credibilidade do município, como cumprimento da Lei de Responsabilidade Fiscal, baixo nível de endividamento, bons indicadores de investimentos em saúde e educação, além de crescimento de 22,2% das receitas tributárias (IPTU, ITBI e ISSQN).

Para o prefeito João Paulo Tavares Papa, a liderança santista no rating é resultado de planejamento e seriedade e abre espaço para mais investimentos no presente e no futuro. “Começamos o ano com melhores perspectivas econômicas, que são importantes para promover as melhorias sociais que a cidade espera. A pesquisa mostra que estamos no caminho certo”.

Alex Agostini, auditor da Austin, comentou a nota AA obtida por Santos. “A cidade apresentou melhora contínua nos últimos anos. E a tendência é que a nota cresça no próximo ano”.

Crescimento
A economia santista vem apresentando incremento no setor industrial. A nova característica deve-se ao estabelecimento de novas empresas na cidade visando a proximidade com o porto. Em 2010, o número total de empresas ultrapassou 15,1 mil estabelecimentos, representando crescimento de 9,1% no período de 2005 a 2010.

O mercado de trabalho também subiu 8,6% no ano passado, com a criação de 13,3 mil novos postos de trabalho, com destaque para a área de telemarketing. O índice da cidade superou a média de crescimento de empregos do Estado e do país, que apresentaram, respectivamente, incremento de 4,1% e 4,4%.

Os investimentos e bons índices nas áreas de educação e saúde fortalecem a cidade perante o mercado. O nível de escolaridade santista está acima do observado no Estado e no Brasil, enquanto os investimentos em saúde pública ficaram acima do limite de 15% preconizado pela Constituição, atingindo, em 2011, 19,30%.

Fatores Positivos da Cidade

- PIB (Produto Interno Bruto) per capita do município aparece entre as cidades com maior valor do país, com R$ 54,05 mil em 2009

- Baixo índice de analfabetismo (2,2%)
5° melhor IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) do País e 3° do Estado de São Paulo (que é a medida comparativa de riqueza, alfabetização, educação, esperança média de vida, natalidade, entre outros fatores)

- Boa representatividade no comércio exterior, sendo o 3° colocado no ranking do Estado em exportações e o 6° no ranking nacional

- Investimentos da ordem de R$ 549 milhões do programa Santos Novos Tempos, divididos em obras de macrodrenagem, habitação e infraestrutura.

Tags:
Edição digital

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo