Santa Catarina alerta sobre possibilidades de enchentes

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quinta-feira, 1 de maio de 2003 as 15:38, por: cdb

A Defesa Civil de Santa Catarina fez nesta quinta-feira um alerta sobre a possibilidade de ocorrência de eventos naturais, como enchentes, deslizamentos e vendavais, que são comuns entre os meses de maio e agosto.

Segundo o Levantamento dos Desastres Naturais Causados pelas Adversidades Climáticas em Santa Catarina, o mês de maio é o que apresenta maior índice, com 230 registros de enchentes no estado, seguido pelo mês de agosto, com 204 ocorrências.

A Defesa Civil pretende intensificar o contato com as prefeituras para alertar sobre o perigo das enchentes. O objetivo é concientizar os moradores para que não joguem lixo nos rios, riachos e córregos, o que provoca a obstrução das galerias pluviais e aumenta o risco de inundações.

– Estamos trabalhando em conjunto com a municipalidade para evitar o registro destas tragédias -, destacou o diretor da Defesa Civil de Santa Catarina, coronel Anilson Nelson da Silva.

Segundo o documento elaborado pelo órgão, os meses de maio a agosto também são os que registram maior número de ocorrências de deslizamentos, chuvas de granizo e vendavais.

– Se houver o cuidado necessário da comunidade, vamos reverter este quadro. Nosso objetivo é prevenir, através de ações conjuntas, para evitar uma tragédia maior -, explicou o gerente de Prevenção da Defesa Civil, tenente Márcio Luiz Alves.

A Defesa Civil faz o monitoramento do índice pluviométrico através do Centro Integrado de Meteorologia e Recursos Hídricos de Santa Catarina.

– O mais importante é conscientizar a comunidade para que acondicione o lixo de forma correta, assim como a coleta, que deve seguir o padrão normal. Seguindo essas orientações, temos certeza de que conseguiremos reduzir o número de ocorrências nas regiões mais atingidas por estes desastres -, destacou Alves.