Sanasa é escolhida por alunos da Unicamp para Trote da Cidadania

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado terça-feira, 28 de fevereiro de 2012 as 14:28, por: cdb

Sanasa é escolhida por alunos da Unicamp para Trote da Cidadania

28/02/2012 – 17:23

  

 

Sidnei Flaibam

 

Alunos de vários cursos de graduação da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) participaram do “Trote da Cidadania” nas dependências da Sanasa Campinas nesta terça-feira, dia 28 de fevereiro. Os calouros da universidade participam de um movimento que troca o trote violento por atividades sócio-culturais que possam agregar algum valor aos participantes. Na Sanasa, eles conheceram o sistema de captação e tratamento de água da ETA Capivari e o tratamento de esgoto na ETE Samambaia.

 

De acordo com Anderson Dimas Duarte, aluno de Engenharia da Computação e Coordenador dos Monitores do Trote da Cidadania, a iniciativa tem como objetivo mostrar aos estudantes que estão chegando na universidade as questões sociais da cidade. “Nosso trabalho envolve ações com a comunidade e com o meio ambiente”, disse ele, que escolheu a ETA Capivari para mostrar como é feito o tratamento de água.

 

Para quem passou pelo trote, a experiência foi positiva. “É um trote educativo, não é violento, nem jogam tinta na gente”, explicou Mariana Gonzaga Marques de Freitas, de 18 anos, que vai cursar Linguística na Unicamp. “Achei muito legal e muito educativo. Gostei de saber como é feito o tratamento da água que usamos”, disse ela.

 

Os estudantes participantes do Trote da Cidadania foram recepcionados por engenheiros e técnicos da Sanasa que mostraram a importância da preservação dos mananciais que abastecem as cidades, o cuidado com a depuração da água para entregar um produto limpo e pronto para o consumo da população, além da preocupação com o tratamento de efluentes para causar o menor impacto possível no meio ambiente.