Samu/192 realiza 19 mil atendimentos por ano em Osasco

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quarta-feira, 18 de abril de 2012 as 12:48, por: cdb

A Comissão de Saúde e Promoção Social da Câmara Municipal de Osasco, presidida pelo vereador Carlos José Gaspar, promoveu na quinta-feira, dia 12 de abril, uma audiência pública sobre o SAMU/192.

Segundo o vereador, ela faz parte de uma série de outras reuniões que vão apresentar e debater os diversos serviços da Secretaria da Saúde de Osasco que, por sua relevância, merecem um foco mais aprofundado que o dado durante as audiências públicas do setor, que acontecem trimestralmente, por determinação da Lei de Responsabilidade Fiscal, para prestação de contas e detalhamento dos atendimentos.

O secretário-adjunto de Saúde, Maurício Rosa, fez parte da mesa diretora dos trabalhos e falou sobre a importância do evento. “O momento mais importante na gestão dos membros do Executivo é esse, de prestar contas e esclarecer as dúvidas da população”, afirmou, acrescentando ainda que, no caso específico do Samu/192, são prestados 19 mil atendimentos por ano.
Na sequência, o diretor médico do SAMU Osasco, Adilson Pimentel de Carvalho Júnior, apresentou os principais números do serviço. Atualmente, o SAMU conta com 206 profissionais, incluindo 26 médicos, 14 enfermeiros e 91 técnicos de enfermagem, além de 44 condutores. Já a frota de ambulâncias é composta por 2 Unidades de Suporte Avançado (que saem às ruas com equipe de médico e enfermeiro), 2 equipadas com UTI e 10 de suporte básico. Elas atuam a partir de 7 bases, sendo 3 na zona Norte, 2 na zona Sul e uma no Centro da cidade.

Ele também fez um relato do perfil de atendimentos, com base nos casos registrados em 2011. “Dentre os atendimentos de casos clínicos, que correspondem a 41,39% do total, o campeão de atendimentos é o etilismo. Já dentre os traumas, o maior número de casos envolve as colisões de carros. Foram 1310 atendimentos desse tipo no ano passado”, revelou.
Ele destacou ainda que, para prestar um atendimento cada vez melhor à população, as equipes do SAMU passam por constante capacitação, incluindo treinamento no Hospital Osvaldo Cruz, na Capital, como parte de convênio com o Ministério da Saúde.
O coordenador geral do Samu, Francisco Rodrigues, também participou da audiência e esclareceu que, somente este ano, o serviço já prestou, até o início de abril, 4.390 atendimentos.

O vereador Rubens Bastos também integrou a mesa diretora dos trabalhos.

Departamento de Comunicação Social
Telefones: (11) 3652-9456 / 3652-9520
Jornalista: Erica Charkani Celestini
Diretora: Emilia Cordeiro
e-mail: imprensa@osasco.sp.gov.br