Samsung lança celulares que reproduzem filmes coloridos e melodias com até 16 acordes

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quinta-feira, 23 de agosto de 2001 as 19:04, por: cdb

Dois telefones celulares que representam o que há de mais moderno na nova tecnologia cdma1x: o Melody Phone e o VOD Phone. Essa é uma das promessas tecnológicas que estarão sendo apresentadas pela Samsung, em seu estande, durante a Comdex 2001, em São Paulo, dos dias 26 a 31 de agosto. Uma geração de telefones que, segundo o fabricante, deverá ser responsável por uma nova redivisão do mercado mundial de terminais celulares. De acordo com a Samsung, somente na Coréia – onde está situada a matriz – o cdma 1x responderá por 80% do mercado local de telefones celulares já no segundo semestre deste ano.

Uma das novidades apresentadas pelos novos telefones celulares é a capacidade de reprodução de melodias mais complexas como campainhas já que – na atual concorrência entre fabricantes de aparelhos celulares em torno do desenvolvimento de modelos menores e mais leves – a qualidade das campainhas está se tornando um apelo de venda cada vez mais importante. Como resposta à demanda do mercado, a Samsung Electronics concluiu o desenvolvimento de novos “melody phones”, que reproduzem melodias polifônicas com até 16 acordes.

Entre as 50 opções básicas estão 40 músicas e sons da natureza, além de recursos que possibilitam ao usuário fazer download de sucessos atuais através da função “Palm Top Karaoke”. Ao contrário dos telefones existentes, porém, a campainha não é produzida mecanicamente. É oferecido um som natural, consistindo de uma progressão de 16 acordes, que gera uma variedade de belas melodias.

Os lançamentos trazem ainda uma grande tela de cristal líquido interna com quatro linhas e outra do lado externo do handset que podem ser usadas para receber mensagens de texto curtas, checar o status do telefone ou identificar as chamadas. A memória de alta capacidade permite armazenar 2.400 números de telefones. Os novos “melody phones” com função expansível são os primeiros do mercado que permitem ao usuário “baixar” uma grande variedade de aplicativos e jogos em Java.

COLOR VOD PHONE

A Samsung também demonstrará, durante a feira, o primeiro celular com capacidade para reproduzir filmes coloridos – o Color VOD Phone, já à venda na Coréia.

Com um painel de cristal líquido (TFT-LCD) de 2.04 polegadas, o celular é capaz de reproduzir claramente imagens em movimento em 200.000 tonalidades de cores diferentes, além de enviar e receber dados com velocidade de até 144 Kbps, suportar VOD (video on demand), AOD (audio on demand) e outras funções avançadas.

De acordo com a Samsung, a disponibilidade do VOD Phone deverá estimular uma concorrência mais intensa entre provedores de conteúdo, já que o aparelho também possibilita o acesso móvel a vários serviços de conteúdo com filmes em cores, como por exemplo música, vídeos, transmissões via Internet, animação e notícias. Este telefone celular é baseado na primeira tecnologia sem fio padrão CDMA 1x de próxima geração que está sendo comercializada na Coréia e vem com decodificador de imagens MPEG4 e stereo-player embutidos.

Além disso, a interface Windows do celular aumenta a facilidade de uso, enquanto a agenda telefônica embutida permite armazenar até 2.400 números. O celular também pode ser conectado a um PC, possibilitando que o usuário faça download de ícones, imagens e melodias de campainha personalizadas ou se divirta com jogos Web coloridos.