SAMAE informa agendamento para Caminho das Águas 2012

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado segunda-feira, 12 de março de 2012 as 08:30, por: cdb

O SAMAE – Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto informa que o passeio ecológico Caminho das Águas já pode ser agendado para este ano. Escolas, empresas ou grupos interessados podem ligar para o telefone (54) 3214.3930 e marcar um dos roteiros do passeio com a equipe de Educação Ambiental da Autarquia.

O Caminho das Águas tem três roteiros diferentes. O primeiro, chamado Caminho Faxinal, prevê uma visita à Represa do Faxinal, à Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Ana Rech e à Estação de Tratamento de Água (ETA) Parque da Imprensa. O segundo, Caminho Dal Bó, passa pela Represa São Miguel, no Complexo Dal Bó, pela Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Dal Bó ou Canyon e pela Estação de Tratamento de Água (ETA) Parque da Imprensa.

Esses dois roteiros terminam no Museu da Água, casa 10 da Réplica dos Pavilhões da Festa da Uva. Entre os atrativos do museu estão fotos, informações sobre os sistemas de abastecimento de água e esgoto da cidade e um painel luminoso que conduz o visitante a conhecer o ciclo da água.

O terceiro roteiro oferecido pelo SAMAE é o Caminho Marrecas. Neste caminho especial a comunidade tem a oportunidade de conhecer as obras do novo sistema de abastecimento da cidade. O passeio inclui a visita ao Distrito de Vila Seca onde está sendo construída a Estação de Tratamento de Água (ETA) Morro Alegre. No caminho até lá, pela Rota do Sol, pode-se visualizar a implantação da adutora de água tratada.

O Caminho das Águas é gratuito e um monitor acompanha os visitantes. Cada roteiro leva cerca de três horas para ser conhecido. Em 2011, os passeios oferecidos pelo SAMAE beneficiaram mais de 4 mil pessoas entre crianças, adolescentes, melhor idade e público em geral.

Assessoria de Comunicação SAMAE