Salvador decreta situação de emergência por causa da chuva

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado segunda-feira, 12 de maio de 2003 as 16:17, por: cdb

A Prefeitura de Salvador (BA) anunciou no último domingo (11) situação de emergência na cidade por causa da forte chuva do fim de semana. Na próxima terça-feira a situação será decretada oficialmente no Diário Oficial.

Segundo a Defesa Civil, desde a semana passada chove muito na capital baiana. Do dia 4 até o último sábado (10), o índice pluviométrico alcançou os 300,3 mm, o equivalente a 85,9% do índice normal esperado para maio, que é de 349.5 mm.

Uma pessoa morreu na semana passada vítima das chuvas e 389 famílias perderam suas casas ou tiveram de deixá-las por risco iminente de desabamento. A área mais afetada é a Região do Miolo de Salvador.

Desde o dia 4, a Defesa Civil recebeu 1.533 solicitações de atendimento relacionadas a deslizamentos de terra, desabamentos de imóveis, alagamentos de áreas e quedas de árvores.

Relatório

O subsecretário da Defesa Civil, José Carlos Fernandes se reúne na próxima terça-feira em Brasília com a Secretaria Nacional de Defesa e apresenta um relatório sobre os danos produzidos pelas chuvas em Salvador e que justificam o reconhecimento da situação de emergência.