Salvador celebra Iemanjá no sábado de Carnaval

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado sábado, 2 de fevereiro de 2008 as 15:01, por: cdb

O sábado de Carnaval neste ano coincide com o dia de Iemanjá, comemorado em Salvador na praia do Rio Vermelho, que recebe a festa há 84 anos. Ainda não estimativa de participantes das homenagens à rainha das águas, segundo o governo do Estado, já que o público se mistura com o do Carnaval.

A festa, que é organizada pela Prefeitura de Salvador, não conta com a participação de trios elétricos, nem blocos, para não ofuscar a festa à Iemanjá, no entanto,

Atrações musicais animam a festa, que conta com cortejos de música afro para as homenagens ao orixá mais reverenciado da Bahia. Uma escultura representando Iemanjá, com nove metros de altura, foi instalada em frente à praia. Rosas brancas foram colocada nos postes ao lado da praia, em alusão às flores que são jogadas ao mar em oferenda à rainha das águas. 

Informações preliminares do governo do Estado apontam que, das 6 horas de sexta-feira até as 6 horas deste sábado, foram registradas 204 ocorrências no Carnaval de Salvador.
Dos boletins registrados, 159 (77,9%) são de furtos e roubos, e 31 de lesões provocadas por brigas. Outras 14 ocorrências são de consumo ou tráfico de drogas e porte de arma branca. No total, 218 pessoas foram presas.