Saiba como se alimentar durante a gravidez

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quarta-feira, 13 de novembro de 2002 as 00:33, por: cdb

Manter uma boa alimentação durante a gravidez parece impossível para algumas mulheres, principalmente por causa do chamado “Desejo”. É nessas horas que as futuras mamães aproveitam para comerem de tudo sem que possam ser recriminadas, já que é “uma vontade do bebê”.

Mas que tal, deixar as vontades de lado e pensar na sua saúde e na do seu filho? Uma boa alimentação possibilita a redução do risco de parto prematuro, aborto, hipertensão arterial e o aparecimento da obesidade.

Prefira : carne, peixes, ovos, verduras, frutas, leite e derivados, gelatinas, feijão, lentilha, soja, legumes, cereais, iogurtes.

Uso ocasional : massas, batatas, arroz, refrigerante, sorvetes, açúcar, pão, chocolates, sal, frios, doces, frituras, enlatados, patês, adoçantes artificiais, café.

Evite : bebidas alcoólicas.

Temperos : de preferência usar pimenta, vinagre, limão, alho, orégano. Evite condimentos industrializados.

Sugestão de principais refeições :

*Café da manhã – 1 ovo quente, queijo branco, 1 copo de suco de laranja, frutas regionais da estação à vontade, café com leite ou chá, manteiga sem sal e meio pãozinho.

*Almoço e jantar – carnes ( de preferência branca ) ou frutos do mar ou peixes, verduras cruas, legumes cozidos, 1 colher de arroz, 1 concha de feijão. Frutas e geléias à vontade.

*Intervalo das refeições – queijo branco, frutas ou sucos de frutas sem açúcar, iogurtes.

Receita :

Bolinhos Assados de Legumes

Ingredientes :
200g de vagens
200g de cenouras
200g de chuchu
1 colher (sopa) de farinha de trigo
1 colher (sopa) de margarina
1 copo de leite
3 ovos
3 colheres (sopa) de queijo ralado
Sal
Pimenta-do-reino

Preparo :

Cozinhe na água e sal, separadamente, os vegetais cortados em quadradinhos. Depois de cozidos, escorra bem a água. Prepare um molho branco com o leite, a margarina, farinha de trigo, sal e pimenta-do-reino. Quando estiver pronto, tire do fogo e misture os vegetais cozidos. Acrescente os ovos, um a um, e, por fim, o queijo ralado. Despeje em forminhas untadas com margarina e polvilhada com farinha de rosca. Leve ao forno por meia hora, aproximadamente.

Dica :
Substitua os legumes. Milho verde, brócolos, ervilha e muitos outros também são uma boa opção.