Saddam: ‘que sejam atacados com ódio’

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado segunda-feira, 24 de março de 2003 as 09:35, por: cdb

A televisão estatal do Iraque transmitiu, nesta segunda-feira, um discurso de Saddam Hussein, em que o presidente elogiou seu povo e as forças armadas. Ele garantiu que o país vencerá os Estados Unidos e seus aliados. “A vitória está próxima”, disse o presidente iraquiano.

– Hoje, nós estamos numa posição que satisfaria os amigos e irritaria os inimigos e todos os infiéis. Vocês serão vitoriosos contra os inimigos e os estão fazendo sofrer – afirmou.

Em uniforme militar, Saddam citou pelos nomes alguns membros específicos das forças armadas iraquianas e elogiou as tropas. “Depois de subestimarem vocês, vocês iraquianos, agora eles vieram para cá, e essa tentativa é a nossa chance de lhes infligir perdas”, acrescentou. “Eles enfrentam um dilema, eles têm problemas, agora… que sejam atacados com ódio”.

Não houve contestação, por parte dos EUA, quanto à veracidade das gravações exibidas pela TV estatal do Iraque, e nem dúvidas que o discurso tenha sido proferido realmente por Saddam, e não por um sósia, acrescentando que o pronunciamento era recente. O presidente iraquiano mencionou especificamente os lugares onde forças da coalizão liderada pelos Estados Unidos enfrentou resistência iraquiana.