Saddam ainda está no Iraque, diz líder da Oposição

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado segunda-feira, 21 de abril de 2003 as 10:21, por: cdb

O presidente deposto do Iraque, Saddam Hussein, continua no país, fugindo “de um lugar para outro”, segundo o chefe de um dos principais grupos de oposição ao antigo regime, Ahmad Chalabi.

O líder do Congresso Nacional Iraquiano, que tem o apoio do Pentágono para chefiar o futuro governo do país, disse à BBC que Saddam e seus filhos continuam no Iraque.

“Sim, ele está no Iraque e está indo de um lugar para outro”, disse Chalabi. “Nós recebemos informações sobre seus movimentos e sobre movimentos de seus filhos.”

Chalabi disse que as informações chegaram “tarde demais” para que Saddam fosse localizado. Ele disse que as informações chegaram 12 a 24 horas depois dos acontecimentos.

O líder do Congresso Nacional Iraquiano afirmou ainda que as forças americanas receberam informações sobre Qusay, um dos filhos de Saddam.

Na entrevista, Chalabi falou também sobre a ONU. Ele comentou que a organização não tem nenhum papel a cumprir no Iraque pós-guerra.

Para o líder iraquiano, as Nações Unidas não podem garantir a legitimidade para uma democracia “em surgimento”.

Chalabi novamente negou ter interesse em cargos no novo governo iraquiano. Ele disse ter mais interesse em resolver questões familiares e em reforçar as instituições da sociedade civil iraquiana.