Rússia registra pelo menos 80 tremores de terra em 24 horas

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado terça-feira, 6 de janeiro de 2004 as 09:15, por: cdb

Pelo menos 80 tremores de terra foram registrados nas últimas 24 horas perto do vulcão ativo Karimsk, na península de Kamchatka, no nordeste da Rússia, informou nesta terça-feira, o Centro regional de Sismografia.

– Além dos movimentos telúricos de baixa e média intensidade, o Karimski expulsa cinza a uma altura de até 5.000 metros e o fluxo de águas termais aumentou pelas enconstas da montanha -disse um porta-voz do centro.

– Os fenômenos no Karimski evidenciam um notório aumento da energia do vulcão, mas não necessariamente indicam que se avizinha uma erupção – explicou o porta-voz citado pela agência Interfax.

Acrescentou que as emanações de cinzas do Karimski não são perigosas porque o vulcão, de 1.536 metros de altura, se encontra em uma região muito afastada dos centros povoados.

Atualmente em Kamchatka, além do Karimski, estão ativos os vulcões Shiveluch e Kluchevski, o mais alto nesta parte do continente, de 4.850 metros de altura sobre o nível do mar.

Na península de Kamchatka há 68 vulcões alinhados em um cordão de mais de 700 quilômetros e que acumulam 12 por cento da atividade vulcânica do planeta.