Rússia não permitirá base permanente da OTAN em seu território

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quinta-feira, 5 de abril de 2012 as 11:34, por: cdb

O governo russo anunciou que não vai permitir à OTAN manter um terminal de transferência permanente em seu território, disse hoje o vice ministro de Relações Exteriores Alexander Grushko.

A cidade de Ulyanovsk, às margens do rio Volga, no sul da Rússia.

Segundo a agência oficial de notícias russa, Moscou somente aprovara a instalação temporária para a armazenagem de cargas não militares que pertençam à Força Internacional de Assistência para a Segurança (ISAF, na sigla em inglês) no Afeganistão.

Todas as remessas devem ser de natureza completamente comercial, disse Grushko. Se as empresas (que prestam serviços à OTAN) concordarem, a cidade russa de Ulyanovsk poderá ser usada para esse fim. “Caso contrário, as transferências precisarão serem feitas por ar ou ferrovia, usando as rotas central e meridional, “, disse o vice ministro.

A OTAN solicitou à Rússia, em maio de 2011, que considerasse a possibilidade de permitir o transporte aéreo, terrestre e ferroviário em seu território, para a transferência de equipamentos para a ISAF.
Moscou propôs o uso do aeroporto central de Vostochny, em Ulyanovsk (cidade localizada no sul da Rússia) como local de escala para as tropas internacionais, mas afirmou que não permitiria que tropas da OTAN circulasse por aquela cidade. As forças dos EUA e da OTAN falam em transferir a responsabilidade da segurança no Afeganistão para forças locais e terminar sua presença no país em 2014.

Fonte: Agência Xinhua

 

..