Rússia lança primeira missão espacial desde tragédia da Columbus

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado domingo, 27 de abril de 2003 as 16:14, por: cdb

A Rússia lançou neste sábado a primeira missão tripulada ao espaço desde o acidente com o ônibus espacial americano Columbia, ocorrido em fevereiro.

Um cosmonauta russo, Yuri Malentchenko, e um astronauta americano, Edward Lu, foram lançados em órbita da Terra a bordo da nave espacial Soyuz.

Eles terão a missão de assumir o lugar dos tripulantes da Estação Espacial Internacional (EEI). Três pessoas estão a bordo da EEI desde novembro.

O lançamento da nave ocorreu à 0h54 (hora de Brasília) na base espacial de Baykonur, no sul do Cazaquistão (Ásia Central).

Acordo

A Soyuz, que é menos do que os ônibus espaciais americanos, é o único que existe atualmente de realizar vôos tripulados ao espaço.

Depois da tragédia do Columbia, em que toda a tripulação de sete astronautas morreu, a Nasa (Agência Espacial Americana) decidiu suspender todas as viagens com os ônibus espaciais.

Segundo o correspondente da BBC em Moscou, as autoridades russas podem se recusar a levar americanos ao espaço a partir do ano que vem, quando expira um acordo regulando o uso da Soyuz pelos americanos.

O correspondente também disse que os Estados Unidos se recusaram a pagar pela construção de outras naves Soyuz, apesar da Rússia estar levando um astronauta da Nasa ao espaço.