Rússia irá usar potencial dos BRICS para “fortalecer a segurança mundial”, diz Putin

Arquivado em:
Publicado Quarta, 01 de Abril de 2015 às 08:23, por: CdB
vladimirrussia.jpg
O presidente russo destacou que os cinco países do grupo somam quase metade da população mundial
  A Rússia procurará utilizar o potencial das economias emergentes dos BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) para reforçar a segurança no mundo, segundo declarou o presidente russo Vladimir Putin nesta quarta-feira, dia em que o país assume a presidência rotativa do grupo. O líder russo observou que a cúpula na cidade de Ufa, planejada para o início de julho, será realizada em meio às comemorações do 70º aniversário da vitória soviética na Grande Guerra Patriótica contra a Alemanha nazista e do fim da Segunda Guerra Mundial. - Com a devida consideração pelas trágicas lições do passado, os países BRICS defendem consistentemente a solução pacífica dos conflitos internacionais e condenam qualquer tentativa violenta de pressão e interferência nos assuntos internos de Estados soberanos - disse Putin, em um comunicado publicado no site da presidência russa no BRICS. - A presidência russa será orientada exatamente no sentido do máximo uso eficiente das possibilidades dos cinco (países) para reforçar a segurança e a estabilidade no mundo - ressaltou. O presidente russo destacou que os cinco países do grupo somam quase metade da população mundial e cerca de 30% do Produto Interno Bruto (PIB) global. Ele afirmou ainda que "durante este período de tempo bastante curto, o formato de cooperação provou estar em demanda e ser eficiente", e disse que o Brasil, a Rússia, a Índia, a China e a África do Sul "estão cada vez mais coordenando suas abordagens para as questões-chave da agenda internacional, assumindo assim um papel ativo na formação de uma ordem mundial multipolar e no desenvolvimento de um modelo moderno para o sistema global de finanças e comércio".

Comunicações dos BRICS

A Rússia pretende sugerir durante a cúpula dos países BRICS a realização de encontros regulares entre os ministros das comunicações dos países do bloco, marcando a primeira reunião para outubro, na Rússia.

Durante um encontro da delegação do ministério das comunicações da Rússia com o ministro da Indústria e Tecnologia da Informação da China e o chefe da Administração Geral de Imprensa, Rádio, Cinema e Televisão da China, em Pequim, o ministro das comunicações russo, Nicolai Nikiforov, declarou que as partes discutiram a formulação de uma temática à parte no âmbito dos BRICS, ligada às tecnologias de informação e comunicação.

A expectativa é que durante o encontro entre os líderes BRICS, em julho, na cidade russa de Ufa, Moscou apresente aos chefes de Estado a proposta de realizar reuniões regulares entre os ministros das comunicações do grupo BRICS, sugerindo a organização do primeiro encontro para outubro deste ano.  O ministro russo observou que a parte chinesa apoiou a iniciativa. Segundo ele, o ministro chinês sugeriu que estas reuniões contem não só com a presença de representantes dos ministérios, mas também de empresas líderes de Tecnologia de Informação. A sétima reunião de cúpula dos BRICS será realizada na cidade russa de Ufa, nos dias 9 e 10 de julho. Leia mais: http://br.sputniknews.com/mundo/20150327/581987.html#ixzz3W4EHqnbA
Tags:
Edição digital

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo