Rússia confirma que vetará nova resolução da ONU

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado terça-feira, 11 de março de 2003 as 08:52, por: cdb

O ministro russo de Assuntos Exteriores, Igor Ivanov, disse nesta terça-feira, em Teerã que seu país “vetará a nova resolução da ONU” que permitiria o uso da força contra o Iraque, informou a agência iraniana Irna.

“A Rússia não sucumbirá à pressão dos Estados Unidos e vetará a nova resolução do Conselho de Segurança da ONU”, disse Ivanov em entrevista coletiva.

A nova resolução que será apresentada por EUA, Reino Unido e Espanha põe como limite a data de 17 de março para que o Iraque demonstre que eliminou seu suposto arsenal de armas de destruição em massa, e caso não o faça, será permitido o uso da força contra o Iraque.

No entanto, vários membros do Conselho de Segurança anunciaram que votarão contra a resolução, que necessita do apoio de pelo menos 9 dos 15 membros, assim como que nenhum dos cinco membros permanentes do Conselho a vetem.

Ivanov chegou nesta terça-feira a Teerã para uma viagem que também o levará ao Afeganistão e ao Tajiquistão.

Durante sua visita de um dia ao Irã, Ivanov se reunirá com o presidente Mohamed Jatami e com seu homólogo iraniano, Kamal Jarrazi, entre outras personalidades.