Rússia ameaça vetar plano para independência de Kosovo

Arquivado em:
Publicado Sábado, 12 de Maio de 2007 às 10:46, por: CdB
A Rússia rejeitou, neste sábado, uma proposta de resolução do Conselho de Segurança das Nações Unidas que dá à província de Kosovo independência em relação à Sérvia. O plano foi apresentado na sexta-feira aos Estados Unidos e à União Européia pelo ex-presidente finlandês Martti Ahtisaari, que media a questão em nome da ONU.

Mas um porta-voz do Ministério do Exterior russo, Mikhail Kamynin, disse que partes do documento são inaceitáveis.

Ele afirmou que a Rússia, um dos cinco membros permanentes do Conselho de Segurança da ONU, utilizaria sua prerrogativa de veto se o plano fosse colocado em votação.

Segundo o porta-voz, Moscou quer uma solução que beneficie a todas as partes.

A Sérvia já declarou que poderia dar grande autonomia, mas não independência, à província de dois milhões de pessoas, onde cerca de 90% da população são albaneses étnicos.

Em outubro do ano passado, a posição sérvia foi reforçada com a aprovação de uma nova Constituição para o país, que considera a província parte integral da Sérvia.

Passado de crise

A crise em Kosovo impressionou o mundo na segunda metade dos anos 90, quando o então presidente sérvio, Slobodan Milosevic, lançou uma brutal repressão ao Exército para a Libertação de Kosovo (ELK), braço armado da causa separatista.

Em 1999, tropas da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte) obrigaram os sérvios a deixar a província, e a crise passou a ser gerenciada por um grupo formado por Estados Unidos, Grã-Bretanha, França, Alemanha, Itália e Rússia.

Milosevic foi deposto e submetido a um tribunal internacional, acusado de tentar executar limpeza étnica. Morreu na prisão, em março deste ano.

Tags:
Edição digital

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo