Ruim de meta, Kassab lança plano para reduzir efeitos do aquecimento global

Arquivado em:
Publicado Quarta, 01 de Junho de 2011 às 13:25, por: CdB
Ruim de meta, Kassab lança plano para reduzir efeitos do aquecimento global

Por: Anselmo Massad, Rede Brasil Atual

Publicado em 01/06/2011, 18:58

Última atualização às 18:58

São Paulo - Durante um encontro de representantes de 40 cidades sobre sustentabilidade, o  prefeito da capital paulista, Gilberto Kassab, apresentou metas de um plano para reduzir os efeitos do aquecimento global na maior cidade do país. O encontro do Grupo C40 de Grande Cidades foi iniciado nesta quarta-feira (1º) e segue até esta sexta-feira (3).

Quando assumiu o cargo, Kassab apresentou um plano de metas para sua gestão na cidade. Uma lei municipal exige que o prefeito eleito mostre, até 90 dias depois da posse, o que pretende fazer nos quatro anos de mandato. Das diretrizes colocadas, apenas 10,7% foram atendidas até este ano, segundo balanço do Movimento Nossa São Paulo e, até 2012, a expectativa é de que menos da metade das metas seja cumprida.

Ainda assim, entre os itens do livro de "Diretrizes para o Plano de Ação da Cidade de São Paulo para Mitigação e Adaptação às Mudanças Climáticas" estão descritas práticas de transporte, energia, construção e uso do solo, que serão incentivadas pela prefeitura. Kassab considera que o documento é o "ponto de partida" para o planejamento da capital paulista por 20 anos.

O secretário municipal do Verde e Meio Ambiente, Eduardo Jorge, afirmou que o plano é consequência da Lei de Combate às Mudanças Climáticas, em vigor na cidade de São Paulo desde 2009. As bases para a elaboração do plano vieram do trabalho do comitê de planejamento da cidade referente às questões do aquecimento global, criado pela lei municipal de mudanças climáticas.

Eduardo Jorge disse que ações já em curso constam do livro, assim como projetos que devem ser postos em prática. Segundo ele, muito do que está incluído ali foi idealizado em encontros anteriores do Grupo C40. “Isso é resultado também do esforço internacional de São Paulo”, afirmou o secretário. "Participamos do C40 desde 2005 e, desde então, estamos aprendendo."

Com informações da Agência Brasil

Tags:
Edição digital

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo