A governadora Rosinha Garotinho, o secretário estadual de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Tito Ryff, e o diretor de planejamento da TurisRio, Antonio Carlos Castro Neves, se reúnem na tarde desta quinta-feira, no Palácio Guanabara, com o ministro de Turismo da França, Léon Bertrand.
Durante o encontro, serão discutidos o aumento do fluxo de turistas entre os dois países e a decisão de o governo francês ter declarado 2005 o ano do Brasil na França.
Entre os turistas europeus que visitam o Brasil, os franceses estão em terceiro lugar. Segundo dados da Empresa Brasileira de Turismo (Embratur), o número de visitantes franceses ao país está aumentando nos últimos anos.
Na área do turismo rural, o Rio de Janeiro mantém intercâmbio com o Instituto de Cooperação e Desenvolvimento da Alsácia (Ircod, na sigla francesa), através de uma parceria com o Sebrae, e da qual já se beneficia a Associação dos Produtores de Ponte Branca, de Nova Friburgo.
Em outubro, a TurisRio integrou a missão do Sebrae/RJ constituída de nove produtores rurais e seis instituições, que a convite do Ircod visitou a Alsácia, a terceira região mais rica da França e quarta na escala de importações e exportações, onde o turismo interior é altamente desenvolvido.
Com interesses na área de turismo rural, a missão visitou várias fazendas cujas atividades se relacionavam com seus objetivos, e puderam ter uma visão de técnicas administrativas e de gerenciamento do turismo rural