Rosinha inaugura o Piscinão de São Gonçalo

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quarta-feira, 6 de outubro de 2004 as 10:57, por: cdb

O Grande Rio vai ganhar mais um point para o verão. Nesta quinta-feira a governadora Rosinha Garotinho, acompanhada da secretária de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, Isaura Fraga, inaugura o Piscinão de São Gonçalo, um grande complexo de lazer, cultura e esportes que beneficiará cerca de 900 mil moradores da região.

O empreendimento integra a recuperação ambiental e urbana da Praia das Pedrinhas, em Gonçalo, projeto orçado em R$ 11.103.538, com recursos oriundos de Medida Compensatória da Petrobras, mesma medida usada para a construção do Piscinão de Ramos, na Zona Norte do Rio.

A cerimônia de inauguração contará com show do cantor Elymar Santos, mas a programação começa às 10h com apresentação de lambaeróbica, aulas de hidroginástica e concursos de danças. Haverá também exibição de grupos de pagode e da bateria da Escola de Samba Porto da Pedra.

Com 100 mil metros quadrados de área total, um espelho d’água de nove mil metros quadrados e volume de 7,3 mil metros cúbicos de água, o piscinão tem capacidade para cerca de nove mil banhistas. Uma estação de tratamento de água da Cedae despoluirá a água bombeada da Baía de Guanabara antes de despejá-la no piscinão. A tecnologia é idêntica à utilizada no Piscinão de Ramos.

O local conta ainda com o Parque da Praia das Pedrinhas, playground, ciclovia, praça com mesas de jogos, quadras de vôlei e futebol, espaço para eventos, anfiteatro, oito quiosques, sanitários públicos e estacionamento com 162 vagas.

Em setembro, o piscinão passou por testes na estação de tratamento e na captação de água. No período, foram feitas também a pavimentação do acesso principal, o acabamento das passarelas sobre a BR-101, a complementação da tubulação das galerias de águas pluviais da rua de entrada do parque e a urbanização da área frontal com a instalação de brinquedos.