Roseana Sarney fará sessões de radioterapia

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quinta-feira, 10 de outubro de 2002 as 01:02, por: cdb

Terminou por volta as 23h30 a cirurgia a que se submeteu a senadora eleita Roseana Sarney (PFL-MA) no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo.

Segundo informações da TV Globo, a senadora passa bem após mais de duas horas de cirurgia. Foram retirados nódulos das duas mamas.

Roseana deve permanecer internada por mais três dias e logo após se submete a sessões de radioterapia.

A cirurgia foi realizada pelo médico José Aristodemo Pinotti, eleito deputado federal pelo PMDB de São Paulo.

Cirurgias

O histórico de pelo menos 12 intervenções cirúrgicas exige da ex-governadora Roseana Sarney (PFL-MA) cuidados rigorosos com a sua saúde. Ela realiza exames de sangue de dois em dois meses e faz um check-up completo a cada quatro meses.

Ela nunca teve diagnóstico de câncer nas cirurgias que fez. A primeira, para a retirada de cisto no ovário, aconteceu quando Roseana tinha 20 anos. Depois disso, ela extraiu outro cisto do ovário e fez quatro cirurgias para retirar pólipos do intestino. Em 1982, a hoje recém-eleita senadora pelo Maranhão retirou um ovário.

Em 1998, em plena campanha para se reeleger governadora, foi operada em junho para a retirada de um nódulo do pulmão. E, em julho, fez uma cirurgia para retirar papilomas do seio direito e outra para a extração do útero, do outro ovário e das trompas.

Dez dias depois, por causa de aderências intestinais no pós-operatório, sofreu uma nova intervenção cirúrgica. Dessa vez, foram retirados 40 centímetros do intestino da paciente.

Em 2000, voltou à sala de cirurgia. Em abril, foi operada para recompor uma fratura no joelho esquerdo e, em outubro, sofreu nova cirurgia para a retirada de um nódulo benigno do seio direito.