Ronaldo e Roberto Carlos dão vitória ao Real Madri na Liga dos Campeões

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado terça-feira, 6 de maio de 2003 as 23:33, por: cdb

Os brasileiros Ronaldo e Roberto Carlos foram os heróis da vitória do Real Madrid por 2 x 1 sobre a Juventus, nesta terça-feira, no estádio Santiago Bernabeu, em Madri, no primeiro jogo da semifinal da Liga dos Campeões da Uefa.

O atacante abriu o placar aos 23min do primeiro após boa tabela com Morientes, enquanto o lateral marcou o gol da vitória na segunda etapa, acertando um belo chute de fora da área.

Com o resultado, o Real Madrid joga pelo empate na segunda partida, no próximo dia 14, em Turim, para ir à sua segunda final consecutiva na principal competição interclubes da Europa. O clube espanhol já disputou a decisão 12 vezes, vencendo nove, enquanto a Juventus fez seis finais, ganhando duas.

Este é o primeiro encontro das duas equipes na competição continental desde 1998, quando o Real Madrid derrotou a Juventus por 1 a 0 na final e conquistou seu sétimo título da Liga dos Campeões, acabando com um jejum de mais de trinta anos sem conquistas do time espanhol.

O jogo
O Real Madrid começou o jogo tentando pressionar a Juventus, que vei o para campo fechada na defesa e explorando os contra-ataques. Logo aos 2min, Roberto Carlos foi à linha de fundo e arriscou o chute, mas a bola atravessou a toda a área italiana antes de sair.

Cinco minutos depois, o francês Trezeguet recebeu livre na área espanhola e bateu para o gol. A bola desviou em Roberto Carlos e foi pela linha de fundo.

Aos 14min, Trezeguet apareceu com perigo novamente. Salgado falhou, e a bola sogreou limpa para o francês, que bateu para a boa defesa do goleiro Casillas.

A resposta do Real Madrid veio no lance seguinte. Ronaldo sofreu falta na entrada da área. Zidane cobrou com perfeição, mas Buffon saltou para fazer uma grande defesa.

De tanto tentar, o time espanhol finalmente conseguiu furar o bloqueio defensivo italiano aos 23min. Ronaldo tabelou com Morientes na entrada da área, recebeu na frente e bateu na saída de Buffon para fazer 1 x 0.

O ritmo da partida caiu após o gol do Real Madrid, que passou a tocar mais a bola. Apesar da desvantagem, a Juventus não alterou sua estratégia, marcadndo forte e aguardando a oportunidade de contra-atacar.

Aos 40min, Zidane recebeu na área, fez grande jogada individual e cruzou na pequena área. Ronaldo chegou atrasado e não conseguiu completar para o gol. Três minutos depois, o atacante brasileiro lançou Morientes. Livre na área, ele finalizou mal e mandou por cima.

O castigo veio ainda na primeira etapa. Aos 45min, Del Piero recebeu nas costas de Salgado e chutou para o gol. A bola desviou na zaga espanhola e sobrou para Trezeguet, livre na área, empurrar para as redes e igualar o placar.

A segunda etapa não começou bem para o Real Madrid. Logo aos 3min, Ronaldo sentiu uma contusão no joelho esquerdo e foi substituído por Portillo. Aos 7min, Figo fez jogada individual e bateu de fora da área, mas mandou por cima do gol italiano.

A Juventus chegou pela primeira vez aos 13min, em chute de Del Piero que desviou na defesa espanhola e foi para fora. Cinco minutos mais tarde, Zambrotta completou de cabeça um cruzamento, levando perigo ao gol do Real.

O time espanhol só acordou aos 25min. Roberto Carlos cruzou rasteiro da esquerda, mas Morientes chegou atrasado e não conseguiu empurrar para o gol.

Três minutos depois, Zidane cobrou escanteio, e a defesa italiana afastou de cabeça. Roberto Carlos pegou a sobra e mandou a bomba, sem defesa para Buffon, colocando o Real Madrid de novo na frente.

O lateral brasileiro ainda teve outra boa chance de marcar aos 35min, em cobrança de falta que o goleiro da equipe italiana pegou com tranqüilidade. Nos minutos finais, o time espanhol apenas administrou a posse de bola e assegurou a vitória.

REAL MADRI 2 X 1 JUVENTUS

Local: estádio Santiago Bernabeu, em Madri (ESP)
Público: 75.000
Árbirto: Terje Hauge (NOR)
Gols: Ronaldo, aos 23min do 1º tempo (R); Trezeguet, aos 45min do 1º tempo (J); Roberto Carlos, aos