Ronaldinho volta a marcar e Barcelona mantém vantagem

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado sábado, 22 de janeiro de 2005 as 19:09, por: cdb

Com o primeiro gol de Ronaldinho Gaúcho desde que foi eleito o melhor jogador do mundo pela Fifa, o Barcelona derrotou o Racing Santander por 3 a 0 e aumentou a sua vantagem na liderança do Campeonato Espanhol, após 20 rodadas disputadas. Eto’o e Deco marcaram os outros gols dos catalães.

O último gol marcado por Ronaldinho havia sido de pênalti no empate de 1 a 1 com o Valencia no dia 19 de dezembro. Desde então foram três partidas em que o brasileiro passou em branco.

A vitória deixou o Barcelona com 48 pontos ganhos, dez a mais que o vice-líder Real Madrid. O time comandado por Vanderlei Luxemburgo, porém, tem a chance de diminuir a diferença neste domingo, quando enfrenta o Mallorca, no estádio Santiago Bernabeu.

Mesmo jogando no Camp Nou, o time de Frank Rijkaard não teve vida fácil contra o Racing Santander. Os catalães foram surpreendidos pelos visitantes logo no início da partida com duas boas chances de gol criadas pelo atacante Regueiro.

Aos 7min, porém, o Barcelona chegou pela primeira vez a àrea dos visitantes e marcou. Sem marcação, Xavi lança Eto’o nas costas dos zagueiros. O camaranês só tem o trabalho de tocar na saída do goleiro Aouate para marcar o primeiro gol do time catalão.

Com a desvantagem no placar, o time do Racing descuidou-se mais da defesa e começou a cometer muitas faltas e acabou com três jogadores advertidos com cartão amarelo ainda na primeira etapa. A melhor chance do Barcelona de ampliar o placar foi exatamente numa falta frontal cobrada por Ronaldinho. A bola passou por sobre o gol adversário.

O segundo tempo começou com o mesmo roteiro do anterior. O Racing jogava melhor, mas o Barcelona criava as melhores chances de gol. Mas foi só aos 29min que o time da casa conseguiu ampliar o marcador. Ronaldinho passou o pé sobre a bola, driblou dois e, de fora da área, bateu rasteiro para marcar o segundo gol da sua equipe.

O terceiro do Barcelona não demorou muito. O luso-brasileiro Deco arriscou um chute de fora da área. A bola desviou na zaga e encobriu o goleiro do Racing. Na próxima rodada, o Barcelona vai até Sevilha enfrentar o time do brasileiro Julio Baptista.