Romaria Nacional a Basílica de Aparecida deve receber 50 mil pessoas

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado domingo, 27 de abril de 2003 as 10:15, por: cdb

A 33ª Romaria Nacional dos Vicentinos à Basílica de Aparecida, tradicional festa de louvor à padroeira do Brasil, será realizada neste domingo, na cidade de Aparecida (SP), dia em que os vicentinos também comemoram os 170 anos da Sociedade de São Vicente de Paulo no mundo. Os organizadores do evento esperam receber cerca de 50 mil pessoas. Estão confirmadas caravanas de Teresina , Belém e Maceió.

Um espaço do Centro de Apoio aos Romeiros será disponibilizado para que o Conselho Nacional do Brasil da Sociedade São Vicente de Paulo coloque à venda material relacionado à formação espiritual dos vicentinos, entre outros produtos. Os eventos serão realizados no pátio externo da Basílica Nacional, com exceção da Santa Missa, a ser celebrada na Basílica, a partir das 12h, pelo Cardeal Dom Aloísio Lorscheider, arcebispo de Aparecida.

A Sociedade de São Vicente de Paulo é uma organização e um movimento católico internacional de leigos, fundada em Paris, França, no ano de 1833, por Antônio Frederico Ozanam. Inspira-se no pensamento e na obra de São Vicente de Paulo, esforçando-se para aliviar o sofrimento do próximo, mediante o trabalho coordenado de seus membros.

Atualmente, a Sociedade está presente em 135 países, com um número aproximado de 650 mil membros. O Brasil é o maior país vicentino do mundo, com 250 mil membros, pertencentes a 20 mil grupos, geralmente situados em paróquias católicas.

Os Vicentinos atendem semanalmente a cerca de 150 mil famílias carentes nos mais diferentes bolsões de miséria (favelas, cortiços, zona rural). Portanto, mais de 500 mil brasileiros recebem o auxílio regular da Sociedade. Por semana, são distribuídas mais de 800 toneladas de alimentos. Além de remédios, roupas, material escolar, móveis e utensílios diversos. Além da população carente atendida pelos vicentinos, há cerca de 40 mil pessoas que são beneficiadas através das 2 mil obras sociais espalhadas pelo Brasil.