Rodrigues: legalidade sobre soja transgênica será garantida

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado sexta-feira, 8 de outubro de 2004 as 12:27, por: cdb

O ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues, reiterou nesta sexta-feira que não está preocupado com a forma de regulamentação do plantio e comercialização da soja transgênica na safra 2004-2005.

– Qualquer que seja a decisão tomada, ela garantirá a legalidade do processo de produção – disse o ministro durante a cerimônia de lançamento da Campanha Educativa de Lavagem e Coleta de Embalagens Usadas de Agrotóxicos.

Roberto Rodrigues garantiu que a liberação do cultivo da soja transgênica é um consenso dentro do governo, mas ressaltou que qualquer decisão estará de acordo com os projetos sobre a matéria em tramitação na Câmara e no Senado.

O Senado aprovou nesta quarta-feira o texto básico do projeto de lei de biossegurança por 53 votos a favor, 2 contra e 3 abstenções. O texto aprovado, de autoria do senador Ney Suassuna (PMDB-PB), relator do projeto na Casa, libera o plantio de soja transgênica e disciplina pesquisas com células-tronco.

O setor agrícola tem pressionado o governo pela regulamentação da questão da biossegurança, principalmente no aspecto relacionado à soja transgênica, que já foi cultivada com amparo legal nas últimas duas safras por meio de medidas provisórias. A nova safra de soja está começando e produtores pretendem cultivar novamente a variedade transgênica.