Rocinha recebe primeiras obras do PAC em presença de Lula

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado segunda-feira, 8 de março de 2010 as 11:37, por: cdb

Os moradores da Rocinha – favela da Zona Sul do Rio – recebem nesta segunda-feira (8) as primeiras obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) na comunidade. Com investimento de R$ 231,2 milhões, serão entregues um centro esportivo e um Complexo de Atendimento à Saúde (CAS), que irá abrigar uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24h), um Centro de Saúde da Família e um Centro de Atenção Psicossocial.

Os projetos beneficiarão cerca de 100 mil moradores e as obras serão entregues em solenidade que contará com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do governador Sérgio Cabral. Segundo informações do governo do Rio, o centro de saúde ficará sob a responsabilidade da prefeitura, enquanto o complexo esportivo será administrado pela Secretaria estadual de Turismo, Esporte e Lazer, em parceria com a comunidade.

Os cursos de qualificação profissional e esportiva que já existiam na região serão levados para o novo espaço, a fim de oferecer à população entretenimento e projetos voltados para a ampliação da base esportiva para as Olimpíadas de 2016. De acordo com o governo do Rio, a Rocinha apresenta o maior índice nacional de casos de tuberculose, com cerca de 300 casos por 100 mil habitantes, enquanto a média nacional fica em torno de 46 por mil habitantes.

As informações têm como fonte a Organização Mundial da Saúde. Com o objetivo de reduzir esse índice, o governo federal está investindo R$ 7,2 bilhões no estado, em projetos de saneamento básico e habitação.

O Complexo Esportivo, numa área de 15 mil metros quadrados, abrigará piscina infantil e semiolímpica, campo de futebol com grama sintética, quadras poliesportivas (coberta e descoberta), pista de skate, escola de surf, boxe, judô, capoeira e artes, ginástica para a terceira idade, oficina de reciclagem, juizado de pequenas causas, área de lazer com churrasqueiras, vestiários, estacionamento coberto com 137 vagas e centro médico.