Roberto Sobrinho destaca obras da zona Leste e demais projetos municipais em rádio da capital

Arquivado em:
Publicado Quinta, 19 de Abril de 2012 às 12:43, por: CdB

Tweet

   O prefeito de Porto Velho, Roberto Sobrinho, participou nesta quinta-feira, 19, do programa a Hora do Povo, da Rádio Rondônia. Com a participação de dezenas de ouvintes via telefone e redes sociais, o prefeito respondeu a diversas perguntas sobre Saúde, Infraestrutura, Trânsito e projetos municipais. Inicialmente, o prefeito falou que sua administração tem uma avaliação positiva. “Quando assumi a prefeitura havia muita coisa a fazer. E hoje vivemos outra realidade. Temos mais unidades de saúde, mais escolas, quadras esportivas, praças, centros de assistência social e muito mais. A pavimentação asfáltica também teve um destaque grande nesta administração. Fizemos quase 400 quilômetros de asfalto, número este que se somarmos as obras de pavimentação de todas outras gestões chegam a este mesmo valor. Ou seja, fizemos em quase oito anos, o que foi feito em quase 100 anos da cidade”, disse ele.

   Os primeiros questionamentos do programa, comandado pelo apresentador Maurício Calixto, foram em relação às obras iniciadas na zona Leste, nas áreas atingidas pelos desvios, acordados entre a prefeitura e o DNIT, devido ao interrompimento da BR 364, por causa do rompimento de uma galeria que dava vazão a um igarapé na altura do Bairro Novo.

   O prefeito explicou que o DNIT firmou o compromisso de recuperar todos os desvios oficiais e as demais regiões atingidas terão a ação da prefeitura. Ele reforçou que a população sofreu com o fluxo dos veículos pesados que utilizaram a região para seu trajeto. “Mas não poderíamos impedir que fossem feitos estes desvios, pois somos passagem para outras cidades e comprometeríamos até mesmo o abastecimento da capital. Mas agora já iniciamos os trabalhos de recuperação das ruas e em breve o problema da BR 364 também será resolvido”, enfatizou. Roberto Sobrinho disse ainda que todo o trabalho poderia ser perdido se o serviço fosse feito antes devido ao fluxo dos veículos pesados.

Saúde

   Sobre a Saúde o prefeito esclareceu aos ouvintes que as duas UPA’s que estão sendo construídas (uma na zona Leste, na Rio de Janeiro, com a Mamoré, e a outra na zona Sul, em frente a COE) serão entregues à população já em maio. “Já estamos contratando mão de obra e comprando os equipamentos. Estamos investindo na melhoria e ampliação da rede física da saúde. São várias obras sendo executadas ao mesmo tempo, tanto na área urbana da capital como também no interior. Ações desenvolvidas dentro do planejamento articulado e colocado em execução para garantir um serviço de qualidade à população. O atendimento será feito por uma equipe interdisciplinar, com médicos, enfermeiros, dentistas, farmacêuticos, bioquímicos, biomédicos, assistentes sociais e equipe de apoio”, relatou.

Jacy Paraná

   Questionado sobre as ações da prefeitura em Jacy Paraná, o prefeito disse que mesmo com a demanda que aumentou significativamente, a prefeitura levou diversas melhorias àquele distrito. “Ampliamos a rede de ensino naquela região, com uma nova escola e com mais salas e outra, asfaltamos várias ruas, construímos uma unidade de Saúde, estamos construindo uma UPA, implantamos agroindústrias, foi garantida a rede de água e vamos em breve entregar gratuitamente as escrituras da área urbana daquele distrito”, comentou.

Nacional

   A pavimentação das ruas do Nacional também foi um dos questionamentos dos ouvintes. Roberto Sobrinho disse que essa era uma reivindicação histórica dos moradores do bairro. “E estamos agora atendendo a esse pleito da comunidade local”, disse o prefeito O serviço é executado pela Secretaria Municipal de Obras (Semob). Ele informou que a pavimentação no bairro faz parte de um macro programa de asfalto que vem sendo executado pela prefeitura.

   Fora a pavimentação, Roberto Sobrinho, lembrou que a prefeitura já realizou outras intervenções no bairro, como a construção de uma unidade de saúde, a ampliação e reforma da Escola Municipal Nacional. “A prefeitura sempre esteve presente nesta região da cidade. E aqui no Nacional não poderia ser diferente. E todas essas obras visam assegurar uma melhor qualidade de vida aos moradores do bairro. Com o asfalto, eles não vão mais conviver com a lama e a poeira”, disse ele.

   Ele afirmou ainda que uma das maiores obras da região foi a extensão da Farquar. “Acabamos com um problema histórico daquela região. Fizemos uma alternativa para o fluxo de veículos, porém ainda temos o problema das carretas que trafegam pelo local, pois o estado ainda não retirou aquele posto fiscal. E enquanto ele estiver ali, não tem como esse fluxo acabar”, comentou.

Verão

   Com a chegada do verão, o prefeito afirmou que várias frentes de trabalho passarão a agir na cidade. “Temos projetos para os bairros Conceição, Aponiã, São Francisco e outros. São obras que com certeza vão melhorar a qualidade de vida da população que vai se ver livre da poeira e da lama. Mas é importante que a população saiba que em várias regiões da cidade teremos obras executadas pela prefeitura e pelo governo do Estado. E aquelas ruas que não forem contempladas com asfalto a prefeitura vai realizar o trabalho de encascalhamento e limpeza”, citou.

Estradas vicinais

   Questionado sobre as estradas vicinais, o prefeito Roberto Sobrinho lembrou que a capital, de acordo com dados do Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam), tem 4.500 quilômetros de estradas rurais. “Para poder atender toda essa malha viária tivemos que buscar uma parceria com o estado, repassando para o Departamento de Estradas de Rodagem e Transportes (DER) a responsabilidade de recuperação das estradas dos distritos da Ponta do Abunã.Estamos formalizando esta parceria para que em breve tenhamos frentes de trabalho neste sentido”, disse.

   Roberto Sobrinho reforçou que assinou Ordem de Serviço para o início da obra de recuperação das estradas vicinais de Porto Velho. “Vamos recuperar e dar manutenção a mais de mil quilômetros de vicinais”, disse. Ele disse ainda que no começo de sua gestão os produtores rurais solicitavam a abertura de estradas e manutenção das vicinais porque precisavam escoar suas produções. “Hoje devido ao trabalho que realizamos na manutenção delas, estes mesmos produtores nos solicitam a manutenção porque querem que seus filhos estejam na escola. E isso representa que o transporte escolar está funcionando, que as estradas estão sendo mantidas. Mas é preciso avançar e é por isso que esta parceria com o governo do estado será importante”, disse.

Por: Meiry Santos
Fotos: Frank Néry

< Anterior Próximo &gt
Tags:
Edição digital

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo