RJ: cadastro de pescadores vai até sexta-feira

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quinta-feira, 17 de abril de 2003 as 12:49, por: cdb

Os pescadores das Regiões Norte e Noroeste – áreas afetadas pelo acidente ecológico que atingiu os Rios Pomba e Paraíba do Sul em função do vazamento de 1,2 bilhão de rejeitos químicos de uma fábrica de papel em Minas Gerais – têm até esta sexta-feira para se cadastrarem junto às unidades do Corpo de Bombeiros. De acordo com o secretário de Agricultura, Abastecimento, Pesca e Desenvolvimento do Interior, Christino Áureo, o cadastro, que está sendo realizado pela Secretaria de Defesa Civil, é gratuito.

As informações colhidas servirão de base para que o Ministério do Meio Ambiente ofereça uma renda-mínima mensal, durante três meses, aos pescadores impossibilitados de exercerem suas atividades. A medida compensatória foi uma solicitação da governadora Rosinha Garotinho para atenuar os prejuízos dos que vivem apenas da pesca na região. Segundo Christino Áureo, as informações cadastrais dos pescadores estão sendo processadas e encaminhadas ao governo federal, de acordo com os entendimentos mantidos entre o Estado e o Ministério do Meio Ambiente.

A Secretaria de Agricultura está aguardando uma definição do governo federal quanto à metodologia a ser adotada para a efetivação do pagamento de renda-mínima aos pescadores, com base neste banco de dados que está sendo disponibilizado.

O governo estadual está realizando uma triagem no cadastro para verificar a real situação dos inscritos, já que serão atendidos somente aqueles que vivem efetivamente da atividade pesqueira. Para isso, está sendo realizado o cruzamento das informações cadastradas com os dados existentes nas colônias de pesca, através da Feperj (Federação de Pescadores do Estado do Rio de Janeiro), e também com as informações do Ministério da Agricultura e dos dados das secretarias municipais de Agricultura e de Meio Ambiente das localidades atingidas.

O cadastramento dos pescadores está sendo realizado, das 8h às 17h, nas seguintes unidades do Corpo de Bombeiros: Destacamento do Corpo de Bombeiros de Santo Antônio de Pádua; Destacamento do Corpo de Bombeiros de Itaocara, que atenderá as cidades de Aperibé e Cambuci; Destacamento do Corpo de Bombeiros de São Fidélis, que atenderá também a Cardoso Moreira; Grupamento do Corpo de Bombeiros de Campos; e Destacamento do Corpo de Bombeiros de São João da Barra, no distrito de Atafona, que atenderá ainda a São Francisco de Itabapoana.