RJ avalia educação básica esta semana

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado segunda-feira, 3 de novembro de 2003 as 10:38, por: cdb

O Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb 2003), que acontece a cada dois anos em todo o país, como iniciativa do Ministério da Educação, em parceria com as secretarias estaduais e municipais de Educação, será realizado desta segunda-feira até sexta-feira.

O Saeb é uma coleta de informações sobre o desempenho acadêmico dos alunos de 4ª e 8ª séries do ensino fundamental e da 3ª série do ensino médio, das redes pública e privada.

O Sistema Nacional de Avaliação envolverá, em todo o Brasil, mais de 300 mil alunos, aproximadamente 17 mil professores e seis mil diretores de 6.270 escolas.

No Rio de Janeiro, a Secretaria estadual de Educação aplicará as provas das disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática a uma amostra de estudantes de 581 turmas, de 346 escolas, localizadas em 62 municípios. Da rede pública estadual, participarão dos exames 98 unidades escolares.

A partir da avaliação, o Saeb faz um diagnóstico que fornece subsídios à elaboração de políticas públicas para melhorar a qualidade do ensino e contribuir para a correção de distorções e debilidades identificadas no sistema educacional.

No ano de 1999, na gestão do ex-governador Anthony Garotinho, o Estado do Rio de Janeiro apresentou crescimento expressivo em relação às avaliações anteriores, ficando em 1º lugar na Região Sudeste e, em 2001, manteve a colocação.