Riotur conclui primeira fase do projeto de sinalização turística

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Publicado quarta-feira, 6 de maio de 2015 as 13:54, por: cdb
A sinalização turística para pedestres é uma das metas da secretaria e da Riotur para o  ano este ano
A sinalização turística para pedestres é uma das metas da secretaria e da Riotur para o ano este ano

As novas placas e painéis de sinalização turística para pedestres foram testadas e aprovadas e, em breve, 500 delas estarão em diversos pontos da cidade. O projeto de “wayfinding” (encontre seu caminho), elaborado pela Secretaria Especial de Turismo e pela Riotur, é pioneiro na América Latina e foi inspirado no que já acontece em grandes destinos internacionais como Londres, Nova York e Vancouver. Nos totens, além de um mapa do ponto em que a pessoa está e dos arredores, também constam informações sobre atrações turísticas, pontos de interesse, comércio e serviços mais próximos, para que o turista possa se orientar por conta própria.

Implantando inicialmente no Leme e em Copacabana como projeto piloto, os 17 totens foram avaliados positivamente em pesquisa realizada em abril e deixaram o caminho livre para segunda fase do projeto, com a instalação dos demais equipamentos. Outros 54 serão implantados ainda em maio (listagem de pontos abaixo), num total de 500 até o fim do ano.

A sinalização turística para pedestres é uma das metas da secretaria e da Riotur para o  ano este ano, devendo ser concluída, até dezembro, nos demais bairros da Zona Sul, no Centro, na Barra e no Maracanã.

– Cidadãos e visitantes ficam mais confiantes para explorar a cidade quando contam com informação oficial e de fácil compreensão sobre locais de interesse nas áreas do seu entorno. Nosso projeto oferece ao turista e ao carioca uma nova forma de explorar a cidade e seus atrativos, além de ajudar a fomentar o comércio nos bairros e incentivar práticas saudáveis como caminhada e ciclismo – explica o Secretário de Turismo, Antonio Pedro Figueira de Mello.

O projeto é executado pelo Consórcio Rio Inteligente, ganhador da licitação, no valor de R$ 13,7 milhões. O Consórcio, liderado pela ICON, conta ainda com a participação das  empresas CSM Brasil, Valéria London Design, ETECE Engenharia e a londrina Applied, que realizou os projetos de Londres, Nova Iorque, Vancouver, Cleveland e Brighton.

A Secretaria Especial de Turismo elaborou dentro de casa parte do trabalho que seria produzido por terceiros e com isto economizou mais de R$ 4 milhões em projetos. A verba é fruto de uma parceria com o Governo Federal por meio do Ministério do Turismo e da Caixa Econômica Federal.