Rio vai sediar congresso contra exploração sexual infantil

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quarta-feira, 23 de janeiro de 2008 as 09:43, por: cdb

 O Rio de Janeiro vai sediar o 3º Congresso Mundial sobre Enfrentamento à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, previsto para ocorrer entre os dias 25 e 28 de novembro. A cidade onde o encontro será realizado foi escolhida durante a primeira reunião sobre o congresso, que começou nesta terça e termina nesta quarta-feira, em Brasília.

Durante a reunião, promovida pela Secretaria Especial dos Direitos Humanos (SEDH) da Presidência da República, também será definida a agenda de trabalho da equipe de organização do evento. Segundo a subsecretária de Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente da SEDH, Carmen Oliveira, o congresso deverá reunir cerca de 3 mil pessoas de vários países.
 
A primeira edição do encontro foi realizada em 1996 em Estocolmo, na Suécia, e definiu como crime contra a humanidade o abuso e exploração sexual contra crianças e adolescentes, a pornografia, o turismo sexual e o tráfico de pessoas para fins sexuais.

Segundo informações da SEDH, no Brasil, a mobilização social iniciada no primeiro congresso resultou na publicação do Plano Nacional de Enfrentamento da Violência Sexual Infanto-juvenil, instrumento de garantia na defesa de direitos de crianças e adolescentes.
 
O segundo congresso foi em Yokohama, no Japão, em 2001. Na ocasião, o Brasil apresentou os resultados dos acordos estabelecidos na edição anterior e das ações desenvolvidas de forma articulada entre a sociedade civil e o poder público.