Rio: Turistas norte-americanos esperam uma hora para identificação no aeroporto

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado sábado, 3 de janeiro de 2004 as 16:17, por: cdb

Os turistas norte-americanos que chegam ao Aeroporto Internacional Tom Jobim, no Rio de Janeiro, estão esperando mais de uma hora para fazer a identificação fotográfica e tirarem as impressões digitais, conforme determina ordem judicial.

De acordo com Polícia Federal Rio de Janeiro, a demora ocorre porque há apenas uma câmera fotográfica e as digitais são tiradas manualmente. Nenhum esquema especial de atendimento foi montado. De acordo com a assessoria de imprensa, apenas dois papilocopistas foram deslocados para o Galeão, onde cerca de mil turistas norte-americanos devem desembarcar neste sábado.

A Superintendência da Polícia Federal no Rio recebeu ontem à tarde uma determinação do órgão em Brasília para começar a identificar os turistas americanos.

A decisão do juiz Julier Sebastião da Silva, de Mato Grosso, foi baseada no princípio da reciprocidade do direito internacional, após ação movida pelo procurador da República José Pedro Taques.

O Departamento de Segurança Interna dos EUA decidiu que turistas serão obrigados a deixar foto e digitais ao ingressar em território americano.