Rio terá campanha de enfrentamento ao tráfico de pessoas

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado terça-feira, 9 de fevereiro de 2010 as 12:20, por: cdb

Nesta terça-feira, o Ministério da Justiça e a Secretaria Nacional de Justiça lançaram, com apoio do Consorcio Novo Rio (que administra a Rodoviária Novo Rio – 2º maior terminal da América do Sul), a Campanha de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas 2010.

A cerimônia de lançamento da campanha, ocorreu no setor embarque superior da Novo Rio (recentemente revitalizada) e contou com as presenças do Secretário Executivo do Ministério da Justiça, Sr. Luiz Paulo Teles Ferreira Barreto; da professora Nilcea Freire, da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres – SPM; do secretário Nacional de Justiça, Romeu Tuma Júnior; da Secretária de Assistência Social e Direitos Humanos, Benedita da Silva e diversas autoridades locais e dos segmentos de turismo, direitos humanos e transportes.

O tráfico de pessoas é um fenômeno complexo e multidimensional. Segundo o ultimo estudo da ONU – Organização das Nações Unidas, 79% dos casos de tráfico de pessoas no mundo estão relacionados à exploração sexual.

Os alvos são meninas e mulheres de países pobres que são levadas para países ricos com promessas de trabalho e lá são mantidas sob condições desumanas e usadas como mão-de-obra escrava, em regime de exploração sexual e, em alguns casos, até mesmo para abastecer o mercado de tráfico de órgãos.