Rio terá Campanha Carnaval sem Sujeira em fevereiro

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010 as 11:33, por: cdb

Pelo sexto ano consecutivo, o Carnaval de 2010 do Rio será marcado por um mutirão de voluntários que estará nas praias cariocas conscientizando os banhistas a respeito do microlixo deixado na orla da cidade.

A campanha Bloco Limpeza 2010, que acontecerá no dia 6 de fevereiro, das 10 às 13 horas, vem com a sua ala de sacos plásticos biodegradáveis e compostáveis (fabricadas a base de milho), coletando gimbas de cigarro (o inimigo número um das praias em todo o mundo, segundo a ONU – UNEP), tampinhas de garrafa, cotonetes, canudinhos, palitos, preservativos e muitos outros detritos deixados nas areias das praias.

Os integrantes do Bloco Limpeza 2010 distribuirão folders explicativos que informarão como esse microlixo pode prejudicar e matar por asfixia ou inanição os animais marinhos e contaminar a areia, prejudicando a saúde e a qualidade de vida humana.

A Comlurb, a Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura do Rio e o Ministério do Meio Ambiente – MMA – estarão nesse grande mutirão conscientizando a população a diminuir o impacto causado pela maior festa popular no Rio.

Alertados diariamente por notícias do acúmulo de lixo nas ruas, praças, jardins, lagoas, lagos, rios e praias, a iniciativa privada e seus funcionários, as ONGs, alunos, professores, banhistas, quiosqueiros, ambulantes, barraqueiros, atletas e muitas crianças se mobilizaram e estarão juntos neste grande arrastão da limpeza, em prol da educação e conscientização ambiental.