Rio tem 3.171 desalojados e desabrigados pelas chuvas

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado segunda-feira, 7 de janeiro de 2013 as 10:24, por: cdb
O mais recente boletim divulgado pelo governo do Estado do Rio sobre as vítimas das chuvas
O mais recente boletim divulgado pelo governo do Estado do Rio sobre as vítimas das chuvas

O mais recente boletim divulgado pelo governo do Estado do Rio sobre as vítimas das chuvas informa que os desalojados pelas chuvas já somam 2.465 e 706 os desabrigados. Em Angra dos Reis, no litoral sul, aumentou de 65 para 320 a quantidade de pessoas desalojados. O município tem ainda 160 desabrigados. Em Mangaratiba, o número de desalojados passou de 90 para 500, além de 90 desabrigados.

Em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, a quantidade de casas destruídas pelo temporal passou de 45 para 200. As residências danificadas passaram de 200 para 300. Os desabrigados da enchente cresceram de 276 para 478, em Xerém.

O prefeito de Duque de Caxias, Alexandre Cardoso, disse que foi restabelecido o fornecimento de energia elétrica para todas as localidades atingidas pela enxurrada. O abastecimento de água deve ser retomado nesta segunda-feira, mudando a previsão anterior da normalização só ocorrer na terça-feira.

Cardoso também disse que a prefeitura está monitorando a água dos abrigos e deve concluir a “limpeza grossa” das áreas inundadas nesta terça-feira. Toda a vacinação necessária, segundo ele, está sendo feita e que não foram registrados até agora casos de diarreia. De acordo com o prefeito, a Defesa Civil está vistoriando as casas atingidas pela enxurrada. “Já tem mais de 200 casas vistoriadas. Tem uma quantidade de casas enorme totalmente comprometidas”.

Sobre a ajuda de custo de R$ 5 mil, anunciada na última sexta-feira, para as famílias atingidas comprarem eletrodomésticos, o prefeito informou que os critérios devem ser definidos também nesta segunda-feira

– O governo do Estado, a Secretaria Municipal de Assistência Social e a secretaria estadual, estão organizando uma comissão para criar critérios. Esses critérios devem estar prontos nesta terça-feira e nós vamos começar a cadastrar as pessoas assim que os critérios estiverem prontos para iniciar a distribuição.

Alexandre Cardoso marcou para terça-feira, às 15h, na Igreja Weslyana, na Mantiqueira, uma reunião a fim de fazer uma prestação de conta das ações da prefeitura para recuperar as áreas do município atingidas pelo temporal.