Rio se previne contra pneumonia asiática

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quinta-feira, 10 de abril de 2003 as 15:04, por: cdb

A Secretaria Municipal de Saúde informou nesta quinta-feira que está tomando medidas preventivas contra a síndrome respiratória aguda grave, a pneumonia asiática, mesmo que, até agora, nenhum caso da doença tenha sido registrado na cidade do Rio de Janeiro.

Profissionais de diversas unidades serão treinados para enfrentar qualquer eventualidade. Para garantir a proteção das equipes médicas, foram encomendados mil kits especiais com luvas, toucas, aventais, máscaras e óculos com proteção lateral.

Segundo a Secretaria, as unidades de referência para o tratamento da doença são o Hospital Universitário Clementino Fraga Filho, na Ilha do Fundão; o Instituto de Pesquisa Clínica Evandro Chagas, da Fundação Oswaldo Cruz, em Manguinhos, e o Instituto Estadual de Infectologia São Sebastião, no Caju.

Os casos suspeitos de pneumonia asiática serão encaminhados a esses hospitais e as amostras de sangue e material das vias respiratórias enviadas para exames de laboratório no Instituto de Pesquisa Clínica da Fiocruz.